Poucas carrocerias têm a mesma versatilidade das peruas. No aspecto visual, são carros muito elegantes, normalmente com várias similaridades com os sedãs. E na parte prática, oferecem ótimo espaço interno e porta-malas mais generosos que os de modelos de três volumes e até SUVs. Não à toa, ainda são populares na Europa, especialmente na Alemanha, onde alguns carros vendem mais na versão station wagon.
Apesar de serem mais pomposas e bem equipadas, as peruas sucumbiram com a ascensão dos SUVs no mercado brasileiro. Porém, quem estiver disposto a comprar um modelo usado terá diversas opções — e ainda pagará menos do que em um utilitário compacto.
Evidentemente, nos referimos a carros do segmento premium, que eram inacessíveis para o grande público em suas épocas. Pode até mesmo chamar de “resto de rico”, como ficaram conhecidos no jargão popular. Tenha em mente que a manutenção de uma perua dessas não acompanha a vertiginosa queda de preço que as tornam tão atrativas no mercado de usados e seminovos.
Confira abaixo a lista com algumas das pérolas que selecionamos:
A saudosa Volkswagen Golf Variant resistiu bem ao tempo, seja por dentro ou por fora. A elegante perua do Golf tem preço muito convidativo para o que entrega, sobretudo na versão Highline, a mais equipada.
O pacote de equipamentos traz bancos com ajustes elétricos (opcionais), alerta de colisão frontal, assistente de estacionamento semiautônomo, teto panorâmico e controle de cruzeiro adaptativo. Tudo isso em uma perua lançada dez anos atrás!
Brilha ainda o conhecido motor 1.4 turbo a gasolina da VW que, à época, entregava 140 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio era automatizado de dupla embreagem (secas, vale lembrar), com sete marchas. Já o porta-malas tinha generosos 605 litros de capacidade do assoalho ao teto, evidenciando um dos motivos das peruas serem tão valorizadas em outros países.
Por falar em elegância, a Volvo V60 2014 pode ser encontrada no mercado de usados e seminovos custando praticamente o mesmo que a Golf Variant. Assim como a perua alemã, mecânica e pacote de equipamentos são os destaques.
Sistema start-stop, bancos revestidos de couro com regulagens elétricas (com memória), freio de estacionamento eletrônico, paddle-shifters, ar-condicionado de duas zonas e central multimídia com GPS são alguns dos itens oferecidos na perua.
Já a mecânica traz o motor 2.0 turbo a gasolina que entrega 240 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, com câmbio automatizado de dupla embreagem (banhadas a óleo) e seis marchas. O porta-malas é enxuto em comparação com a Golf Variant, mas supera diversos SUVs compactos: 430 litros.
Se estamos falando de peruas de luxo, um modelo com o sobrenome “Avant” jamais poderia ficar de fora. É o caso da versão estendida do Audi A4, que foi importada para o Brasil em 2009 e custa menos que os dois modelos anteriores de nossa lista. Novamente, lembre que o preço também é convidativo pelas dificuldades em mantê-la.
Ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro com acionamento elétrico e volante multifuncional marcam presença. A central multimídia tem GPS e ainda traz um pequeno joystick no console central. Sua tela, porém, não é sensível ao toque.
O motor 2.0 turbo a gasolina desenvolve 183 cv e 32,6 kgfm, com câmbio CVT capaz de simular oito marchas. Já o porta-malas tem 480 litros de capacidade.
Você chamará muita atenção no trânsito se desfilar com a bela Citroën C5 Tourer, vendida no Brasil em versão única, Exclusive. Ostentando 4,82 m de comprimento, é a maior perua da lista em extensão — e seu visual suntuoso faz um contraponto aos carros modernos da Citroën, que estão cada vez mais simples.
No pacote de equipamentos, vale destacar o banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar elétrico, monitoramento de pressão dos pneus, faróis xenôn e piloto automático.
Sua mecânica é a mesma do Citroën C4 Pallas mais equipado da época, unindo o motor 2.0 a gasolina de 143 cv e 20,4 kgfm ao câmbio automático de quatro marchas. Se prepare para gastar ao abastecer, pois a perua francesa faz 6,6 km/l na cidade. Por fim, o porta-malas tem 505 litros de capacidade.
Encerramos a lista com outra perua alemã: a C 200 Touring na versão Avant Garde, a mais equipada de sua época. Chama atenção o fato do modelo quase não ter envelhecido, mostrando que seu design é praticamente atemporal.
As centrais multimídia flutuantes se tornaram modinha nos carros atuais. A C 200 oferecia este recurso em 2009, antecipando uma tendência em quase 15 anos. Computador de bordo digital, bancos de couro com regulagens elétricas, ar-condicionado digital e volante multifuncional completam o pacote.
O motor 1.8 a gasolina, o mesmo da versão sedã, entrega 184 cv e 25,5 kgfm, com câmbio automático de cinco marchas. Já o porta-malas tem 485 litros de capacidade.
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Fonte: direitonews