Os carros híbridos estão se popularizando e o sistema híbrido leve (MHEV) surge como porta de entrada para a eletrificação. É o caso dos Fiat Pulse T200 Hybrid e Fastback T200 Hybrid, que passaram a contar com a tecnologia mais simples, de 12V, que ajuda a reduzir o consumo e as emissões de poluentes em cerca de 10% cobrando R$ 2 mil a mais. Clique aqui para saber como os dois primeiros carros híbridos flex da Stellantis andam.
Mas o efeito prático no bolso do motorista é reduzido diante de sistemas híbridos plenos (HEV), como o do Toyota Corolla e Corolla Cross, que são capazes de tracionar o veículo usando apenas o motor elétrico, economizando ainda mais combustível. Entre os R$ 125.990 e R$ 161.990 pedidos pela dupla da Fiat, é possível encontrar algumas alternativas no mercado de usados e seminovos. Listamos cinco opções:
O SUV médio Toyota Corolla Cross oferece motorização híbrida flex plena (HEV), que é quando o motor a combustão trabalha junto com o elétrico, que pode tracionar o carro sozinho por algum tempo, o que não acontece no sistema leve da Fiat. Nas versões híbridas, o conjunto mecânico é formado pelo motor 1.8 flex de até 101 cv e um propulsor elétrico, conectados a um câmbio transeixo de engrenagens planetárias (e-CVT), gerando 122 cv de potência combinada.
Por pouco mais que um Fiat Pulse Hybrid é possível encontrar um Lexus CT200h 2019, último ano-modelo do hatch híbrido no Brasil. Sob o capô está o mesmo motor 1.8 do Corolla Cross, mas apenas a gasolina, ligado a uma unidade elétrica. Os números combinados são de até 136 cv de potência e 26 kgfm de torque. De acordo com o Inmetro, o CT200h tem consumo de 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Sua autonomia total no uso urbano pode passar de 700 km.
Se ao invés do SUV compacto o cliente quiser um sedã grande e luxuoso, o Ford Fusion 2019 pode ser uma boa pedida na faixa dos R$ 135 mil. O modelo, que veio importado do México, era equipado com motor quatro cilindros 2.0 naturalmente aspirado de ciclo Atkinson, combinado a um propulsor elétrico. É o mesmo conjunto presente hoje na Maverick Hybrid. Com esse conjunto, a potência combinada é de 190 cv e o torque chega a 24,5 kgfm.
Dentro da faixa de preços da dupla da Fiat, o comprador pode sair com um Mini Countryman S E ALL4. O SUV tem motor 1.5 turbo de três cilindros atrelado a um motor elétrico traseiro. A potência combinada é de 224 cv, com torque de 39,3 kgfm. De acordo com o Inmetro, o Countryman híbrido tem consumo de 23,3 km/l na cidade e 27 km/l na estrada.
O Toyota Prius já foi sinônimo de carro híbrido. Afinal, por anos foi o híbrido mais vendido no mundo até hoje é um dos modelos mais populares tanto aqui quanto nos Estados Unidos. E dá para encontrar o hatchback 2020 na faixa dos R$ 130 mil. Seu motor 1.8 aspirado é o mesmo de Corolla e Corolla Cross, porém só a gasolina. Sozinho, desenvolve 99 cv a 5.200 rpm e 14,5 kgfm a 4.000 rpm. Combinado ao motor elétrico, o sedã entrega 122 cv de potência combinada e 16,6 kgfm de torque máximo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews