5 carros usados que estacionam sozinhos a partir de R$ 60 mil


Nos últimos anos, carros de entrada passaram a ter equipamentos que só modelos mais caros tinham no início deste século. Também chamado de assistente de estacionamento, o popular “Park Assist” está disponível hoje em sedãs e SUVs compactos. Com isso, listamos aqui cinco opções de automóveis que estacionam sozinhos disponíveis no mercado de usados por valores acessíveis.

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Os preços citados no texto foram verificados no Mercado Livre durante a apuração e produção da matéria, no mês de outubro de 2025. Confira, a seguir, cada um dos modelos em detalhes.

Engana-se quem acha que o sistema de estacionamento automático (ou autônomo) é algo exclusivo de carros mais caros, já que desde 2019 temos um representante dos hatches compactos com o recurso: o Chevrolet Onix 2020, de segunda geração. O recurso está disponível na versão topo de linha Premier, que hoje tem unidades 2020 com preço a partir de R$ 60.750 na plataforma do Mercado Livre.

Debaixo do capô, o hatch traz o motor 1.0 turbo flex de até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, este combinado ao câmbio automático de seis marchas. Além do sistema de estacionamento automático, o modelo inclui equipamentos como seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, serviço de assistência e chamada de emergência, monitor de pressão dos pneus, chave presencial para acesso e partida, partida remota do motor, internet Wi-Fi, carregador de celular por indução e multimídia com espelhamento de smartphone.

Outro modelo da GM a contar com o sistema de estacionamento automático é o Chevrolet Tracker, mas neste caso o SUV de terceira geração vendido no Brasil e que estreou por aqui em 2020. Recentemente reestilizado com uma nova dianteira de faróis divididos, o utilitário pode ser encontrado no modelo antigo 2020 com valor inicial de R$ 85.990. O sistema é basicamente o mesmo encontrado no Onix Premier, mas com a vantagem de ser um modelo maior.

A versão Premier do Tracker pode ser encontrada tanto com motor 1.0 turbo flex de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque (a partir de 2021), quanto com o 1.2 turbo flex, este com até 133 cv e 21,4 kgfm. A transmissão para ambos não muda: é o câmbio automático de seis velocidades.

Tem pacote recheado de equipamentos com seis airbags, controles de estabilidade e tração, serviço de assistência e chamada de emergência, monitor de pressão dos pneus, chave presencial, partida remota do motor, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, teto solar elétrico panorâmico, retrovisor fotocrômico e multimídia com espelhamento de smartphone.

Mais um SUV por aqui, mas agora de outra marca: o Volkswagen T-Cross. O utilitário também é um modelo que pode trazer o famoso Park Assist, mas com a diferença de não oferecer de série o recurso; trata-se de um item opcional. O que podemos indicar é que o sistema pode ser encontrado na versão topo de linha Highline, que pode ser adquirida com valor a partir de R$ 94.900 em modelos 2020 em diante.

A motorização do utilitário se destaca, pois essa configuração vem sempre equipada com o propulsor turbo 1.4 TSI de até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, sempre com transmissão automática de seis velocidades. Apesar das dimensões compactas, é um SUV com bom espaço interno graças ao seu entre-eixos de 2,65m.

Na lista de itens de série, soma controles de estabilidade e tração, seis airbags, monitor de pressão dos pneus, alerta de fadiga, faróis de neblina, ar-condicionado automático, retrovisor fotocrômico, retrovisores rebatíveis eletricamente, porta-luvas climatizado, além de central multimídia com espelhamento de smartphone.

Se você chegou até qui, deve ter notado que a lista é dominada por SUVs, e temos mais um deles: o Jeep Renegade. Desde 2022, o modelo passou a contar com o sistema de estacionamento automático, que pode ser encontrado na configuração mais equipada Série S. Unidades 2022 do modelo têm anúncios na plataforma do Mercado Livre com preço inicial de R$ 99.900.

O Jeep Renegade é o SUV mais potente dos modelos listados, já que conta com um motor 1.3 turbo flex de até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas, enquanto essa configuração tem sempre tração integral sob demanda.

Bem equipado desde a versão de entrada, o Renegade Série S traz de série o Park Assist, além de controle de descida, farol alto automático, partida remota, chave presencial, ar-condicionado automático de duas zonas, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, modos de terreno, retrovisor fotocrômico e teto solar (esse último opcional).

Por fim, mais um utilitário, o Ford Territory. Lançado em 2020 no mercado brasileiro, o SUV médio é outra opção com o recurso do assistente de estacionamento automático. Unidades 2020 podem ser encontradas em anúncios da plataforma com valor partindo de R$ 110.967. É uma boa pedida para quem procura um modelo maior que um SUV compacto, com maior porta-malas e espaço interno.

Debaixo do capô, há o motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv de potência e 22,9 kgfm de torque, enquanto o câmbio é automático CVT com oito marchas simuladas. Além do Park Assist, conta com câmera de visão 360º, faróis de neblina, farol alto automático, faróis de LED, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, banco do motorista com ventilação, aquecimento e ajuste elétrico, teto solar panorâmico, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, carregador do celular por indução e multimídia com espelhamento de celular.

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Nota de transparência: Autoesporte mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, Autoesporte pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a outubro de 2025.

Fonte: direitonews

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