O mercado de carros usados é vasto e conta com opções para todos os gostos. Enquanto hoje o cenário é dominado por SUVs, há 20 anos era possível encontrar modelos das mais variadas categorias com maior facilidade. Tendo isso em vista, vamos elencar carros de 2005 que ainda se mantêm como uma boa opção entre os usados e que podem ser adquiridos com preços a partir de R$ 20 mil.
Para contextualizar: em 2005 o mercado nacional era dominado por hatches compactos, mas trazia ainda opções mais vastas, com sedãs compactos e médios, peruas, picapes, minivans e os monovolumes (categoria que mescla visual de hatch com espaço interno amplo).
A seguir, confira cinco carros de 2005 que ainda valem a pena mesmo 20 anos depois. Todos os preços citados no texto foram verificados no Mercado Livre durante a apuração e produção da matéria, no mês de agosto de 2025.
Modelo não muito lembrado no mercado de usados, o Volkswagen Fox é uma opção interessante a se considerar entre os carros com 20 anos. Estamos falando da primeira fase do hatch que era “compacto para quem vê, gigante para quem anda”. Entre seus atributos, vale destacar o espaço interno bem aproveitado com banco traseiro corrediço, que permitia aumentar a amplitude da cabine ou o porta-malas. Unidades 2005 do Fox 1.6 podem ser encontradas na plataforma do Mercado Livre com preço a partir de R$ 20.900.
O motor é o conhecido 1.6 aspirado flex da família EA111, que entrega até 103 cv de potência e 14,5 kgfm de torque, combinado sempre a uma transmissão manual de cinco marchas. Apesar da idade, vale lembrar que esse motor 1.6 8V era utilizado pela Saveiro e pelo Polo até pouco tempo atrás. A lista de equipamentos da versão Sportline, a mais completa da época, trazia direção hidráulica, ar-condicionado, além de vidros, travas e retrovisores com regulagem elétrica.
O precursor dos SUVs compactos no mercado brasileiro não poderia faltar nesta lista: o Ford EcoSport de 2005 foi um utilitário de sucesso desde o lançamento e dominou o segmento no país quando não tinha concorrentes diretos. Ainda é uma boa alternativa para quem precisa de um carro mais alto e que não sofra com o asfalto ruim. O Ford EcoSport 2005 pode ser arrematado no Mercado Livre com preço a partir de R$ 22.900 na versão XLS.
O propulsor é um 1.6 aspirado a gasolina da conhecida família Zetec Rocam, que também equipou a linha Fiesta por um tempo. Este EcoSport entrega 98 cv de potência e 14,3 kgfm de torque, operando junto de um câmbio manual de cinco marchas. Para quem busca um modelo mais potente e com a comodidade da caixa automática, pode optar pelas versões 2.0 que têm até a possibilidade de tração integral. O pacote de itens de série inclui direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores com regulagem elétrica, além do famoso estepe pendurado na tampa traseira.
O Chevrolet Astra Sedan de 2005 traz um estilo bem resolvido até hoje, sendo uma boa opção por ser justamente menos procurado que o hatch (que é mais caro). Tem espaço interno bom, além de um porta-malas de 460 litros. O sedã pode ser comprado na plataforma do Mercado Livre com preço a partir de R$ 25 mil.
Debaixo do capô, há o motor 2.0 aspirado flex da chamada Família II com até 127 cv de potência e 19,6 kgfm de torque. Pode vir com câmbio manual de cinco marchas ou automático, de seis. Não é dos mais econômicos, mas entrega bom desempenho até os dias de hoje, sobretudo pelo torque em baixa rotação.
O sedã é bem equipado nas versões mais caras, podendo trazer painel ar-condicionado automático digital, bancos de couro, além de airbags frontais, vidros, travas e retrovisores com ajustes elétricos.
Outro sucesso de mercado, o Honda Fit automático foi vendido no mercado nacional entre 2004 e 2021. A primeira geração com ares de minivan tem uma base de fãs consolidada, tanto que mesmo com o passar de vários anos é difícil perder valor. Unidades ano 2005 podem ser arrematadas pelo preço inicial de R$ 28.500 na plataforma do Mercado Livre.
Entre seus apelos, tem a vantagem de ter dimensões de hatch compacto com espaço semelhante ao de um sedã médio de sua época. A solução do tanque de combustível realocado para trás junto ao sistema Magic Seat de banco traseiro usado até hoje no Honda City é uma das suas melhores características.
O motor 1.4 aspirado a gasolina de apenas 80 cv de potência e 11,8 kgfm de torque atua junto ao câmbio automático tipo CVT. Apesar de o desempenho não ser seu forte, capricha na economia: faz 11,8 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Para quem quer mais força, há a opção com motor 1.5 de 105 cv e 14,2 kgfm. A lista de itens de série, desde a versão básica, inclui ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos.
O segmento das peruas ou station wagons perdeu espaço no Brasil há muitos anos, sendo substituídas pelas minivans, monovolumes e, depois, pelos SUVs. Mas no mercado de usados temos um modelo que ganhou reconhecimento apenas quando foi aposentado: Toyota Corolla Fielder. A perua pode ser encontrada na plataforma do Mercado Livre com valor inicial de R$ 29.250. Ainda é um modelo bem-vindo para famílias, que atrai pela confiabilidade e robustez.
Sob o capô, a station wagon tem um propulsor 1.8 aspirado a gasolina de 136 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. São duas opções de cãmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro — esse último uma configuração mais fácil de encontrar anúncios. A lista de itens de série traz direção hidráulica, ar-condicionado, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas e retrovisores elétricos, bancos de couro, alarme, banco traseiro reclinável e descansa braço, além de rádio com tocador de CDs.
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Fonte: direitonews