5 carros usados da Volkswagen a partir de R$ 50 mil com bom custo-benefício


No Brasil, a Volkswagen é uma das marcas mais buscadas no mercado de usados e seminovos. A ampla oferta de modelos, motores eficientes e versões que equilibram preço e equipamentos ajudam a explicar a popularidade da fabricante entre consumidores que procuram alternativas até R$ 100 mil.

No Mercado Livre, há desde hatches compactos, como o Polo, que tem ótimo acerto para uso urbano e acabamento de segmento superior nas versões mais completas, até modelos mais espaçosos, como Virtus e Nivus. Além disso, também há ofertas da tradicional Saveiro, a picape pequena da marca. Com base nisso, separamos cinco boas opções de carros seminovos e usados da Volkswagen.

Os preços citados no texto foram verificados no Mercado Livre durante a apuração e produção da matéria, no mês de setembro de 2025. Confira, abaixo, cada um dos modelos em detalhes.

Representante dos sedãs simples da Volkswagen, o Voyage saiu de linha em 2023, mas ainda atrai compradores pelo preço acessível e manutenção descomplicada. Apesar de dimensões modestas, com 4,28 m de comprimento e porta-malas de 480 litros, entrega espaço suficiente para uso familiar urbano. Seu motor 1.0 MPI de 84 cv, aliado ao câmbio manual de cinco marchas, privilegia economia: o Inmetro registra até 13,4 km/l na estrada.

No Mercado Livre, aparecem unidades a partir de R$ 50 mil, principalmente dos anos 2022 e 2023. A versão MPI, mais comum, traz direção hidráulica, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos. Ou seja, o básico para o segmento. Embora competitivo no custo, já não figura entre os modelos mais líquidos da categoria, atrás de Fiat Cronos e Chevrolet Prisma.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

O Polo conquistou espaço como hatch compacto equilibrado, com bom acerto de suspensão e acabamento acima da média nas versões topo. O entre-eixos de 2,56 m garante boa estabilidade na estrada e conforto na cidade, mesmo com acerto mais firme, e a versão Highline oferece equipamentos como multimídia VW Play e seis airbags.

A linha de motores vai do 1.0 aspirado de até 84 cv, mais modesto, ao 1.0 TSI turbo de 128 cv, que rende consumo de até 15,3 km/l na estrada, segundo o Inmetro.

Na plataforma do Mercado Livre, o Polo aparece anunciado a partir de R$ 57.900, geralmente na versão Track. Até R$ 100 mil, há boas ofertas da Highline, que adiciona rodas de liga leve, piloto automático e bancos com ajuste de altura. É uma opção consistente frente a rivais diretos, unindo liquidez alta e manutenção previsível.

Entre as picapes pequenas, a Saveiro se mantém como a única alternativa à principal rival: Fiat Strada. É robusta, simples e agrada frotistas e empreendedores. A caçamba de até 924 litros na cabine simples garante boa capacidade para uso urbano e comercial.

O motor 1.6 MSI de até 116 cv, combinado ao câmbio manual de cinco marchas, tem desempenho básico, mas suficiente. No consumo registra de 12,4 km/l na estrada, segundo o Inmetro. O conjunto é marcado pelos engates precisos do câmbio e a entrega de torque em baixa rotação.

No Mercado Livre, as versões Robust cabine simples partem de R$ 72.900. Próximo a R$ 100 mil, aparecem Trendline e algumas Robust cabine dupla, que incluem direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos e central multimídia simples. É a rival histórica da Fiat Strada, que domina o segmento, mas a Saveiro ainda conquista quem prioriza comportamento dinâmico.

Derivado da plataforma moderna do Polo, o Virtus trouxe novo fôlego para os sedãs compactos, oferecendo espaço interno generoso: entre-eixos de 2,65 m e porta-malas de 521 litros, número que rivaliza com sedãs médios. O motor 1.0 TSI (128 cv e 20,4 kgfm), junto do câmbio automático de seis marchas, proporciona desempenho convincente para rodovias e consumo de até 13,7 km/l na estrada.

No Mercado Livre, exemplares da versão Comfortline surgem a partir de R$ 83.900, com predominância dos anos 2021 e 2022. Essa configuração oferece multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, controle de estabilidade e quatro airbags, garantindo pacote equilibrado. É uma alternativa racional para famílias que buscam espaço, sem precisar migrar para sedãs maiores.

O Nivus foi a aposta da Volkswagen no formato SUV cupê, combinando o porte de compacto (4,27 m) ao porta-malas de 415 litros. O motor 1.0 TSI turbo de 128 cv de potência, aliado ao câmbio automático, entrega agilidade para a cidade e até 14,2 km/l de consumo na estrada, segundo o Inmetro. O design arrojado e equipamentos como ACC e seis airbags reforçam o apelo.

No Mercado Livre, os anúncios partem de R$ 98.900, em sua maioria da versão Comfortline. Essa configuração oferece rodas de liga leve, central multimídia VW Play e câmera de ré, além dos itens de segurança já citados. Unidades 2021 e 2022 são as mais comuns, e o modelo se posiciona entre hatches premium e SUVs compactos tradicionais.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Nota de transparência: Autoesporte mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, Autoesporte pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a setembro de 2025.

Fonte: direitonews

Anteriores “PL da Dosimetria”: relator promete atender a todos, inclusive Jair Bolsonaro
Próxima Perseguição de cristãos aumentou, afirma Papa Leão XIV em missa no Vaticano