Na hora de fechar negócio em um carro usado, aspectos como design, confiabilidade mecânica e lista de equipamentos estão sempre entre os pontos mais valorizados pelo consumidor. De alguns anos para cá, a segurança também passou a ser fator determinante e ganhou espaço graças à crescente preocupação do mercado com proteção e cuidados a bordo.
Pensando em quem busca fazer a melhor escolha, Autoesporte pesquisou e reuniu cinco carros usados com bom pacote de segurança para comprar por até R$ 60 mil. Os preços foram consultados na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base nos valores do mês de julho. A lista reúne veículos fabricados entre 2012 e 2020, de diferentes marcas e nas carrocerias hatch compacto, hatch médio, SUV médio, perua e sedã médio.
O Renault Fluence saiu de linha no Brasil em 2017, mas até hoje é lembrado pelo pacote recheado de equipamentos de segurança. A versão topo de linha Privilège, por exemplo, oferece seis airbags (dianteiros, laterais e cortina), freios ABS com assistência de frenagem de urgência (AFU), distribuição eletrônica (EBD), controle de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR) e sistema Isofix… tudo por menos de R$ 60 mil.
A lista segue com saída de ventilação para o banco traseiro, multimídia de 7 polegadas com GPS integrado, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, porta-luvas climatizado, rodas aro 17 e outros. Sob o capô, o motor 2.0 flex entrega 143 cv de potência e 20,3 kgfm de torque, sempre ligado ao câmbio automático do tipo CVT.
Se a procura do consumidor for por um hatch, o Chevrolet Onix oferece pacote amplo de segurança. Na versão LT, a lista inclui seis airbags de série, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e Isofix. Há ainda central multimídia MyLink 3 com tela de 7 polegadas, abertura da porta e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador wireless para smartphone.
O motor 1.0 aspirado de três cilindros desenvolve 78/82 cv e 9,7/10,6 kgfm de torque, com gasolina e etanol, respectivamente. Já o consumo, de acordo com o Inmetro, é de 9,9 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada com etanol, e 13,9 km/litro e 16,7 km/litro, respectivamente, com gasolina. O câmbio é sempre manual de seis marchas.
No mercado hatches médios (segmento hoje extinto no Brasil), o Ford Focus se destaca quando o assunto é segurança. Além de ser um carro estável e com bom comportamento dinâmico, oferece equipamentos como airbags frontais e laterais, freios ABS com EBD, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor eletrocrômico, assistente de emergência, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Há ainda ar-condicionado, tela multimídia de 4,2”, faróis de neblina e sensores crepuscular e de chuva.
Sob o capô, o conhecido motor 1.6 TiVCT Sigma, com duplo comando de válvulas independente e variável, entrega até 135 cv de potência e 17,3 kgfm de torque, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos e velocidade máxima de 190 km/h. O câmbio manual tem cinco marchas e casa bem com o propulsor.
Já se o consumidor estiver à procura de um SUV com bom pacote de itens de segurança, o Fiat Freemont tem versões na casa dos R$ 60 mil. Considerado um dos primeiros frutos da antiga FCA (hoje Stellantis), o modelo foi vendido no Brasil entre 2011 e 2016 nas versões Emotion e Precision. A lista de equipamentos inclui freios ABS com EBD, controle de estabilidade, seis airbags (frontais, laterais e de teto), sensor de pressão dos pneus, sistema anti-capotamento (ERM), entre outros.
O modelo tem motor 2.4 DOHC com comando de válvulas variável, entregando 172 cv de potência a partir de 6.000 rpm e torque máximo é de 22,4 kgfm a 4.500 giros. O câmbio é sempre automático de quatro marchas. No quesito espaço, o Freemont oferece capacidade para até sete passageiros.
Por fim, se o cliente estiver em busca de uma station wagon bem equipada e segura por até R$ 60 mil, a Volkswagen Jetta Variant é uma das melhores pedidas. De série, oferece seis airbags, bloqueio eletrônico do diferencial, controles eletrônicos de tração (ASR) e estabilidade (ESP), freios a disco nas quatro rodas com (ABS), sensores de distância dianteiros e traseiros, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, faróis com regulagem de altura e outros.
Na mecânica, o destaque fica por conta do motor 2.5 de 170 cv em conjunto com o câmbio automático Tiptronic de seis marchas. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 205 km/h.
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Fonte: direitonews