Vendido por quatro décadas no Brasil e líder de mercado por 27 anos consecutivos, o Volkswagen Gol tem uma história respeitável em solo nacional. Até hoje encontramos fãs do carro que teve a missão de substituir o Fusca e disputou mercado com nomes de peso ao longo dos anos (Fiat Uno, Chevrolet Corsa, Fiat Palio e Ford Fiesta).
O Volkswagen Gol teve versões interessantes ao longo de seus 42 anos de história. O hatch compacto teve opções pés de boi, aventureiras, com pegada esportiva e até mesmo equipadas com transmissão automática.
Pensando nisso, separamos cinco versões do Gol que você encontra a valores acessíveis no Mercado Livre. São configurações interessantes, com apelo para diversos públicos. Os preços que aparecem no texto foram verificados durante a apuração e produção da matéria, no mês de agosto de 2025. Confira, a seguir, cada um dos modelos em detalhes.
A Power é uma das versões mais lembradas do Volkswagen Gol, com destaque para a última fase do famoso G3, produzido entre 1999 e 2004. A configuração chama atenção, principalmente, pelo visual limpo e interior com painel de instrumentos de iluminação azul. O hatch pode ser encontrado na plataforma do Mercado Livre com preço a partir de R$ 19.990 no modelo 2004.
A configuração vinha equipada com motor 1.6 aspirado flex de até 99 cv de potência e 14,3 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Trazia faróis de máscara negra, painel de instrumentos com fundo branco, além da direção hidráulica, vidros e travas elétricas. O ar-condicionado era opcional.
Aqui temos uma opção interessante para quem gosta de hatch com uma pegada aventureira: o Volkswagen Gol Track. Lançada originalmente em 2013, era uma versão para quem não tinha receita para adquirir um Gol Rallye ou até mesmo para aqueles que não apreciavam o visual mais carregado do modelo. Essa configuração pode ser encontrada com valor a partir de R$ 32.990 na plataforma.
O Gol Track em suspensão elevada e motor 1.0 flex de quatro cilindros da família EA111 com até 76 cv de potência e 10,6 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas. Outro apelo fica para as discretas molduras nos para-lamas, adesivos da versão nas portas e pneus de uso misto. Tem airbag duplo, freios ABS e banco do motorista regulável em altura.
O Volkswagen Gol Rallye é outra configuração aventureira. A versão existe desde o Gol G3 e perdurou até o Gol G6. Aqui, a indicação é a última opção 2014, cujo menor preço encontrado na plataforma do Mercado Livre é R$ 43.900.
O Gol Rallye dessa fase tem faróis de neblina grandes nas extremidades do para-choque, que recebe acabamento prata na parte central da peça (mesma cor dos retrovisores) e preenchimento tipo colmeia. A suspensão elevada, as molduras nos para-lamas e as exclusivas rodas de liga leve eram destaques, assim como os adesivos.
O motor é sempre o famoso 1.6 flex aspirado de até 104 cv e 15,6 kgfm de torque, com opção de câmbio manual ou automatizado I-Motion, ambos com cinco marchas. Opte pelas versões com transmissão manual.
Por dentro, o Gol Rallye vinha com bancos com o nome da versão bordado no encosto. Entre os itens de série, soma ar-condicionado, luzes de seta laterais, vidros, travas e retrovisores elétricos e sensor de estacionamento traseiro.
Uma configuração mais equipada não poderia faltar. Selecionamos o Volkswagen Gol Highline, que permaneceu como topo de linha do hatch compacto por alguns anos e que teve seu auge na safra de 2016 e 2017. Essas unidades podem ser arrematadas por preço a partir de R$ 48.890.
O modelo se destaca pelo acabamento cromado, rodas de liga leve e pela rara combinação dos para-choques mais retos inspirados no Golf GTI da época com os faróis menores — da linha 2019 em diante o hatch adotou os faróis maiores da Saveiro.
Debaixo do capô, temos o mesmo motor 1.6 do modelo Rallye, mas somente com transmissão manual de cinco posições. Nos equipamentos, traz ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro.
Por fim, o Volkswagen Gol 1.6 automático. Lançado na linha 2018, não foi sucesso de vendas quando zero quilômetro por ter preço próximo do Polo, mas com o passar dos anos se tornou uma boa opção de usado. Unidades ano 2018 podem ser adquiridas com valor inicial de R$ 54.900 na plataforma do Mercado Livre.
Sob o capô, traz o motor 1.6 aspirado flex MSI 16V, usado até hoje na Saveiro, mas que entrega até 120 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. O câmbio automático de seis marchas é da mesma família que equipa hoje Polo, Tera, Nivus e T-Cross.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Nota de transparência: Autoesporte mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, Autoesporte pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a julho de 2025.
Fonte: direitonews