Para quem acabou de tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e planeja comprar seu primeiro carro, é fundamental pesquisar preços, modelos e propostas antes de fechar negócio. O comprador deve eleger prioridades, testar previamente o veículo e considerar se seus hábitos de condução estão de acordo com o que o modelo proporciona (incluindo aspectos como posição de dirigir, manobrabilidade, porte e outros).
Pensando nisso, Autoesporte pesquisou e reuniu em lista cinco opções de usados até R$ 35 mil para quem planeja ter seu primeiro carro. Os preços foram consultados na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base nos valores do mês de abril. A lista inclui veículos com anos de fabricação entre 2008 e 2016, de diferentes propostas, fácil manutenção e até com câmbio automático. Confira!
O Ka atuou como carro de entrada da Ford no Brasil por mais de 20 anos e é frequentemente escolhido como primeiro carro por muitos compradores. O modelo tem preços relativamente acessíveis e o porte de hatch compacto facilita o uso no dia a dia de quem ainda tem pouca prática para estacionar. Unidades 2015, já da última geração, têm carroceria de quatro portas e espaço interno elogiável dentro da categoria.
Sob o capô, o motor 1.0 Ti-VCT flex, de três cilindros, entrega 85 cv de potência e 10,7 kgfm de torque máximo, vindo sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas. O consumo é um dos destaques do conjunto: 13 km/l na cidade e até 15,1 km/l na estrada com gasolina. Entre os equipamentos, há ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, direção assistida, airbags frontais e freios ABS.
Assim como o Ka, o Celta é indicado para motoristas iniciantes pelo porte compacto e baixo custo de manutenção. O modelo foi vendido no Brasil durante cerca de 15 anos e teve grande aceitação do mercado, somando mais de 1,6 milhão de unidades emplacadas. Muitos exemplares foram usados por autoescolas para aulas de direção, o que só comprova sua vocação como ‘primeiro carro’.
A versão LT, ano 2016, oferece de série equipamentos como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, airbags frontais e freios ABS. Na mecânica, o motor 1.0 de quatro cilindros da família VHCE rende 78 cv de potência e 9,7 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. O consumo é de 9,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com etanol e 13,8 km/l e 16,9 km/l, respectivamente, com gasolina.
Outra boa opção nessa faixa de preço é o Fiat Uno. Exemplares 2014, já de nova geração, são facilmente encontrados no mercado de usados e oferecem atributos como boa dirigibilidade e mecânica confiável. A versão Way se destaca ainda pelo visual incrementado com elementos de apelo off-road e altura em relação ao solo de 190 milímetros (ideal para o motorista iniciante enfrentar lombadas mais elevadas e rampas íngremes).
O motor 1.4 Fire, amplamente usado dentro da Fiat, rende até 88 cv e 12,5 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. O consumo é de 10,3 km/l na cidade e cerca de 13 km/l na estrada com gasolina. Entre os equipamentos, o Uno Way conta com airbags frontais, freios ABS, direção assistida, ar-condicionado e pacote elétrico (vidros e travas).
Para quem deseja ter como primeiro carro um veículo com câmbio automático, o Honda Fit é uma das melhores opções disponíveis. O modelo oferece bom espaço interno, excelente dirigibilidade para iniciantes e mecânica com invejável reputação no mercado. Além disso, tem ampla área envidraçada (o que facilita a visibilidade a bordo) e bancos com sistema ULT (Utility, Long and Tall), que permite diversas configurações de rebatimento.
Unidades ano 2008 tem motor 1.4 de 80 cv de potência e 11,8 kgfm de torque, associado ao câmbio do tipo CVT. O desempenho não é dos melhores (0 a 100 km/h em 14,4 segundos), mas o consumo compensa: médias de até 15 km/l na estrada com gasolina.
No segmento de hatchbacks compactos, o Volkswagen Fox é mais uma opção interessante. Como primeiro carro, oferece ótima dirigibilidade e banco do motorista com posição elevada (característica que agrada principalmente o público feminino). O espaço para os passageiros do banco de trás é outro diferencial, assim como o câmbio manual de cinco marchas com engates precisos (ideal para condutores iniciantes).
Unidades ano 2013 tem motor 1.0 8V flex, o mesmo usado pelo Gol, com até 76 cv de potência e 10,6 kgfm de torque. A lista de equipamentos inclui banco do motorista com ajuste de altura, limpador do vidro traseiro, direção hidráulica, vidros elétricos e, dependendo do pacote, ar-condicionado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews