A 4ª Edição do Mutirão Pop Rua, promovido na última quinta-feira (29) pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, resultou em 475 atendimentos. A ação, que ocorreu na unidade do Centro de Referência Especializado a População em Situação de Rua (Centro Pop), ofertou uma diversidade de serviços essenciais e de cidadania, de forma gratuita e com apoio de parceiros, à população em situação de vulnerabilidade social residente na capital.
Os serviços mais procurados foram do projeto Cabide Solidário, onde foram disponibilizadas 1.200 peças de roupas, onde cada pessoa tinha direito de escolher o que fosse de sua preferência. 123 atendimentos foram executados.
Na área da Saúde, com a participação da Secretaria Municipal por meio da equipe do Consultório de Rua, realizou 68 consultas. Além de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis -IST, sendo realizados 31 testes, emissão de 18 cartões SUS, dentre outras orientações e distribuição de preservativos. A equipe da Assistência Social realizou também a entrega de 90 kits de higiene pessoal, bem como 120 kits de saúde bucal.
Além desses, a Defensoria Pública (28 atendimentos); Setasc (21); Cadastro Único (11); Sine (08); Escritório Social (07) e Cartório (06).
Os rapazes aproveitaram para dar um toque no visual e cortaram os cabelos. Hermínio Castro da Silva, 46 anos, foi um deles. “Sempre participo desses mutirões para aproveitar e cuidar da saúde e da beleza e ainda levar umas roupas. Sempre que preciso, sou atendido aqui no Centro Pop. Aqui a gente pode contar com pessoal. Eles sempre nos ajudam. Estou tentando sair das ruas. Tenho certeza que vou conseguir, ainda mais com esse apoio”, agradeceu Hermínio. No setor de cortes de cabelo, no total 29 pessoas foram atendidas.
“Realizamos esses eventos de mobilização popular e cidadania a fim de reunir num mesmo espaço, serviços nas mais diferentes áreas, a fim de proporcionar mais qualidade de vida e dignidade à essa população. Essa é uma característica da gestão, que tem o trabalho pautado na humanização dos atendimentos. A meta é atender um número cada vez maior de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.