Os empreendedores paulistas Gustavo Assis e Tiago Pusas comemoram recordes de receita na esteira de uma mudança profunda dos hábitos alimentares dentro e fora do Brasil.
Assis e Pusas são sócios da MasterSenses, uma fabricante de ingredientes e aromas de alimentos industrializados fundada em Jundiaí, no interior paulista, em 2005.
Em 2022, a empresa faturou 34 milhões de dólares, algo como 240 milhões de reais, uma alta de 41% na comparação com o ano anterior.
Onde está a MasterSenses
Além disso, aprofundou a presença na América Latina, um processo iniciado em 2019.
Atualmente, está presente em:
- México
- Colômbia
- Bolívia
- Chile
- Recentemente, inaugurou um escritório na Guatemala
Cerca de 25% do faturamento já vem de fora do Brasil.
Por que a MasterSenses cresceu 41% no ano passado
A pegada da MasterSense está numa tendência que a indústria de alimentos convencionou chamar de “saudabilidade” e está ligada à busca incessante por alimentos com algum apelo de saúde e bem-estar.
Na lista estão coisas como:
- Alimentos orgânicos
- Sem transgênicos
- Sem carne
- Livres de maus-tratos a animais e por aí vai.
O apetite cada vez mais exigente dos consumidores abriu espaço para empresas de tecnologia de alimentos com o apelo saudável — vide o caso de foodtechs como Liv Up, Greentable, Olga Ri, Diferente, entre outras.
“Há mais espaço para pequenas e médias empresas fabricantes de alimentos hoje em dia no embalo das mudanças de hábitos alimentares”, diz Assis.
“A tendência ampliou nosso rol de clientes e, também, nossas receitas.”
O que está no portfólio da empresa
Uma das unidades mais promissoras da MasterSenses é a de ingredientes para alimentos à base de plantas — ou, no jargão, plant-based. Entre eles estão:
- Gorduras de palma (útil para substituir fontes animais como manteiga)
- Proteína de ervilha (ingrediente de suplementos proteicos para atletas de alto rendimento)
- Colágeno (presente em alimentos e nutricosméticos)
Em 2023, os sócios da MasterSenses esperam uma alta de 31% na receita, para 60 milhões de dólares, boa parte dessa expansão puxada pelo desempenho fora do Brasil — as vendas no resto da América Latina devem ficar em 30% do total.
Como a pandemia influenciou a expansão internacional
A pandemia colaborou para a expansão internacional. Em meio a onda de webinars por todo canto da internet, a MasterSenses aproveitou o formato para conquistar clientes.
No período, os executivos fizeram sessões em vídeo com tendências da indústria de alimentos, como a saudabilidade, mais em voga do que nunca em meio à crise sanitária.
“Por meio da plataforma, atingimos nossos atuais clientes e novos também, em todas as regiões da América Latina”, diz Assis.
“Isso nos deu mais ânimo para continuar nosso plano estratégico de crescimento.”
Fonte: exame