3º WTC discute políticas públicas da RNP


O Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sedia, nesta quinta-feira (1) o 3º Workshop de Tecnologia de Redes-MT, evento que reúne as instituições usuárias da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no estado. O objetivo é discutir políticas públicas na área de tecnologia da informação e comunicação (TICs) e proporcionar um espaço para as equipes das instituições compartilharem experiências.

Representando o reitor da UFMT, o Secretário de Tecnologia da Informação, professor Jean Caminha destacou o papel das redes no dia-a-dia da população, seja para se comunicar, para estudar, para comprar e vender, entre tantas outras possibilidades.

“Nosso reitor, o professor Evandro Soares, é um dos maiores defensores não só da Educação, mas também do uso das TICs para acelerar o desenvolvimento social através da pesquisa e para ultrapassar barreiras neste processo”, afirmou o Secretário.

Segundo o professor Allan Gonçalves de Oliveira, Diretor do IC, a instituição é responsável por sediar a RNP no estado e organizar o evento a cada dois anos, seguindo o exemplo dos demais estados do país. “Um dos destaques da pauta deste evento é a segurança da informação, devido ao aumento do número de ataques a sistemas e ransomwares. Além disso, discutimos sobre a interiorização da nossa rede, buscando expandir o acesso a essas tecnologias em todo o estado”, destacou.

Neste sentido, Lectícia Figueiredo Oliveira, representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), ressaltou o papel da RNP como provedora de infraestrutura de pesquisa e destacou a importância da colaboração entre as instituições. “A Seciteci hoje é usuária da rede e pretendemos expandir essa parceria, levando-a para o parque tecnológico em Várzea Grande, que será inaugurado no próximo ano, bem como para todas as escolas técnicas no interior do estado, tanto as que já estão em funcionamento como as futuras”, explicou. 

Nelson Simões, Diretor Geral da RNP, enfatizou o papel da RNP como uma plataforma digital de serviços que conecta milhões de pessoas em todo o Brasil. Ele ressaltou a importância da colaboração e troca de informações para promover o desenvolvimento baseado no conhecimento. “A UFMT é um ponto de presença estadual em Mato Grosso há 30 anos, e essa parceria tem sido fundamental para a integração da comunidade acadêmica e científica no estado”, afirmou Nelson Simões.

O workshop contou também com a participação de diversas instituições, incluindo o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Sobre a RNP:

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) é uma infraestrutura de pesquisa que conecta institutos, universidades e centros de inovação em todo o Brasil. A RNP promove a colaboração e a troca de informações entre milhões de pessoas, estimulando o desenvolvimento baseado no conhecimento.

Fonte: ufmt

Anteriores IB tem palestra sobre poluição com plásticos
Próxima Manuscritos raros encontrados no Reino Unido revelam 'comédia stand-up' medieval (FOTOS)