#32 – Saúde mental no ambiente de trabalho


Você sabia que a saúde mental já afetou mais de um bilhão de pessoas no planeta? Apesar de interferir na vida de muita gente, é um assunto que ficava escanteado até pouco tempo atrás, mas começou a ganhar atenção depois da pandemia da covid-19, quando houve um aumento expressivo de diagnósticos. 

O podcast de hoje trata sobre esse tema indispensável para nossas vidas. A conversa é com Georgia Antony, psicóloga e especialista em Saúde e Segurança na Indústria, do SESI. Ela fala sobre a importância de priorizar a saúde mental na coletividade e na vida profissional.

Quem também participa é o Amilton Cabral Junior, Gerente de Promoção de Saúde e Desenvolvimento Humano, da CNI. Ele fala sobre os desafios de implementar ações de saúde mental nas empresas, e porque isso é tão importante.  

Quais os sintomas mais comuns?

Quando falamos em saúde mental, geralmente as pessoas associam à depressão. No entanto, há outras doenças e fobias. Algumas delas são síndrome do pânico, ansiedade generalizada, fobias, Transtorno Obsessivo Compulsivo, esquizofrenia, transtorno do impulso e dependência química e etilismo são algumas delas. 

Por que implementar a saúde mental no ambiente de trabalho? 

É preciso olhar para a saúde mental como parte da saúde integral, pois a saúde mental não representa apenas a ausência de transtornos mentais, mas também a saúde física, o bem-estar, a saúde intelectual e a qualidade dos relacionamentos. 

Quando um colaborador sofre um acidente físico, por exemplo, é visível o local do machucado. Quando a questão é mental, é mais difícil perceber quando alguém está passando por dificuldades.

Saiba mais: Saúde mental deve ser encarada como fator de produtividade

Investir em saúde mental é importante para promover saúde integral e produtividade entre os trabalhadores, e que esse investimento deve ser encarado como uma prioridade.

Assista também ao podcast no YouTube:

Abril Verde     

O Abril Verde é um movimento de conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho e objetiva reduzir o número de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente laboral. A data faz referência a um acidente que vitimou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, a data também faz alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado em 28 de abril. 

O SESI é o principal aliado das empresas na melhoria da educação e saúde do trabalhador e atua na prestação de serviços e na promoção de ações para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores da indústria. Atende, em todo o Brasil, empresas que somam mais de 4 milhões de trabalhadores.

Esse é o Podcast Indústria de A a Z   

Fica ligado que a cada 15 dias teremos um novo encontro por aqui. Vamos trazer os temas da indústria sempre de um jeito muito fácil de entender. Para acompanhar os próximos programas, é só inscrever o Indústria de A a Z no seu tocador de podcast preferido.

Ah, se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre um assunto, é só deixar um comentário. A sua sugestão pode ser o nosso próximo podcast!

Fonte: portaldaindustria

Anteriores Três PMs são presos por estvpr0 de jovem de 18 anos dentro de viatura no RJ
Próxima Novo Ford Territory chega ao Brasil no meio do ano mais potente e equipado