O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta segunda-feira (08) que 31.050 candidatos solicitaram o reembolso da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), mais conhecido como ‘Enem dos Concursos’, levando ao cancelamento de suas participações no processo seletivo.
O prazo para solicitação de reembolso, que se encerrou no domingo (07), foi estendido a todos os candidatos inscritos no país. Os candidatos a cargos de nível médio pagaram uma taxa de R$ 60, enquanto os candidatos a cargos de nível superior pagaram R$ 90.
Segundo a retificação mais recente do edital, a devolução das taxas será realizada após a aplicação das provas, marcada para 18 de agosto.
Os candidatos que solicitaram reembolso precisaram fornecer os detalhes de sua conta bancária, sendo necessário que fossem os únicos titulares da conta indicada.
Além disso, o MGI informou hoje (8) que 138 candidatos solicitaram alteração do local de prova do concurso unificado. Essa opção estava disponível apenas para candidatos residentes no Rio Grande do Sul que iriam fazer a prova em outros estados, e vice-versa.
O concurso unificado conta oficialmente com mais de 2,1 milhões de inscritos, entre pagantes e isentos de taxa.
O MGI divulgou o novo cronograma do “Enem dos Concursos”. Os cartões de confirmação serão disponibilizados em 7 de agosto, e a prova será aplicada em 18 de agosto para todos os cargos e especialidades dos 21 órgãos participantes.
Os cadernos de prova estarão disponíveis no site do concurso a partir das 20h do dia da aplicação, e o gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em 20 de agosto.
Os resultados finais estão previstos para serem divulgados em 21 de novembro, e a convocação dos aprovados para posse e cursos de formação presenciais, se necessário, ocorrerá em janeiro de 2025.
Fonte: gazetabrasil