Você já conferiu os 50 carros novos mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2024. Na parte de cima do ranking, poucas coisas mudam: Fiat Strada, Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix são figuras carimbadas. Porém, no meio da tabela, sempre temos algumas oscilações e Autoesporte seleciona três carros que dispararam e despencaram nas vendas.
Os números são baseados nos índices da Fenabrave, associação que representa as concessionárias. O cálculo é um comparativo entre o acumulado do primeiro semestre de 2024 e do segundo semestre de 2023. Historicamente, o segundo semestre costuma ser melhor nos emplacamentos, por isso registrar queda durante o período é normal. Nosso critério, neste caso, são de quedas mais expressivas.
O primeiro semestre também foi marcado pela greve do Ibama, o que dificultou a liberação de carros nos portos. Portanto, alguns carros importados também foram prejudicados por isso.
Vamos começar pelo trio que despencou nas vendas em 2024:
O Cronos, atual o sedã mais barato do Brasil partindo de R$ 93.990, é praticamente o mesmo desde o seu lançamento, em junho de 2017. Mesmo com bom espaço interno e um generoso porta-malas de 525 litros, o peso do tempo parece fazer efeito no modelo que precisa de uma atualização há um bom tempo. O modelo é produzido na fábrica de Córdoba (Argentina), então também sofreu o impacto da greve.
Nas motorizações, a versão de entrada é equipada com o 1.0 Firefly de até 77 cv e 10,9 kgfm, aliado ao câmbio manual de cinco marchas. Já as intermediárias e topo com o 1.3 Firefly de até 107 cv e 14,2 kgfm, com opções do mesmo câmbio manual e outro automático do tipo CVT.
O 208 tem um design cheio de personalidade e oferece nada menos do que três opções de motor: o mesmo 1.0 Firefly descrito no Cronos, além do 1.6 de até 118 cv e do 1.0 turbo de até 130 cv.
A queda de um semestre para o outro foi expressiva se tratando de um carro de entrada. Mas um motivo pode estar ligado a essa retração nas vendas: o hatch vai mudar na linha 2025 e o carro já foi flagrado com pouca camuflagem. Num primeiro momento, o 208 deve continuar sendo oferecido com os dois motores 1.0, e, posteriormente, terá a chegada do sistema micro-híbrido, que deve acontecer no ano que vem. Outra fator que contribui pra queda é sua produção em El Palomar (Argentina).
O Jeep Compass tem um volume de vendas bem considerável, mas registrou queda neste primeiro semestre, mesmo sendo produzido em Goiana (Pernambuco). Visualmente o SUV mudou muito pouco desde o lançamento, em 2016, mas nesses anos algumas novidades foram apresentadas. A mais recente, em abril deste ano, foi a chegada do motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv de potência já usado na Ram Rampage na gama.
Agora, o pódio de quem viveu o oposto do trio acima e disparou de vendas em 2023:
O Dolphin foi lançado em junho do ano passado, portanto, acabou de completar um ano. O modelo fez o que nunca um carro elétrico tinha feito e deixou para trás vários veteranos do mercado nas vendas.
Para se ter uma ideia, o carro elétrico mais emplacado do Brasil no primeiro semestre de 2023 foi o Volvo XC40, com 903 unidades. E, a partir do segundo semestre, o Dolphin já chegou vendendo mais do que isso mês a mês, até terminar o ano na liderança absoluta com 6.806 unidades comercializadas. E este não começou diferente e são quase 10 mil emplacamentos nos primeiros seis meses de 2024.
Sem dúvida essa é a grande surpresa da lista. O hatch foi lançado em maio de 2017 e quase tudo nele é igual, incluindo os motores Firefly 1.0 e 1.3 — a exceção é o 1.8 EtorQ aposentado em 2022. E mesmo assim conseguiu registrar alta de um semestre para o outro (mesmo que discreta).
Mas seu futuro está com os dias contados. O projeto Fiat F1H, que terá base de Citroën C3, vai suceder Argo e Mobi de uma vez. E para ler todos os detalhes, basta clicar aqui.
A nova geração do Honda Civic, que agora é híbrido e importado da Tailândia, já apareceu na lista de carros que despencaram nas vendas no ano passado. Porém, o cenário mudou no primeiro semestre deste ano. O volume ainda é muito mais baixo do que já foi um dia, mas dentro do cenário de sua realidade, os emplacamentos cresceram de forma significativa de um semestre para o outro.
O sedã custa R$ 265.900 e tem um motor 2.0 aspirado de 143 cv e 19,1 kgfm, e mais dois elétricos que somam 184 cv e 32,1 kgfm. Porém, a potência e o torque combinados não são revelados pela Honda.
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Fonte: direitonews