29 SUVs novos que serão lançados no Brasil em 2024


Os SUVs correspondem a 45% de todos os emplacamentos de carros 0-km no Brasil em 2023, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Com tanta badalação, é óbvio que vários carros novos vão chegar ao país no ano que vem.

Partindo disso, Autoesporte revela quais são os próximos lançamentos de todas as fabricantes que pretendem lançar SUVs no Brasil. Acompanhe:

O único SUV novo que a Audi vai lançar em 2024 é o Q6 e-tron. Autoesporte esteve nas Ilhas Faroe (Dinamarca) para dirigir um protótipo do utilitário elétrico previsto para o segundo semestre. Você pode conferir as primeiras impressões clicando aqui.

O BMW X2 vai retornar ao Brasil de um jeito diferente em 2024. A nova geração do SUV adotou o visual de cupê e tem mais tecnologia embarcada, oferecendo versões híbrida (X2) e elétrica (iX2). Ainda não há data para a chegada dos novos utilitários.

Embalada pelo sucesso do Song Plus, a BYD vai lançar uma nova versão do SUV no Brasil. Estamos falando do Song Pro, que também terá motor híbrido e será mais barato para concorrer com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Este será o único utilitário novo da marca chinesa por aqui.

Após lançar duas picapes inéditas no Brasil, a Chevrolet voltará a focar em SUVs no ano que vem. Dois modelos novos estão no cronograma: o Blazer elétrico e a próxima geração do Equinox.

Ainda não há data para a chegada de ambos, mas é quase certo que o Blazer EV chegará primeiro. Com o fim da produção de Bolt e Bolt EUV, o novo utilitário será o único modelo elétrico da marca. Já o Equinox deve ser mostrado no segundo semestre.

A moda dos SUVs cupês enfim chegou à Citroën. Em 2024, a marca francesa da Stellantis vai se inspirar na Fiat e lançar um modelo correspondente ao Fastback. Segundo o site Autos Segredos, o modelo deve se chamar C3 Fastlounge.

Pouco se sabe sobre o novo modelo, mas ele será menor do que o Volkswagen Nivus, seu principal rival. A dianteira terá semelhanças com o C3, mas o para-choque deve ter visual único para se distanciar do irmão. Da mesma forma, sua mecânica deve ser emprestada do novo Citroën C3 Aircross.

Três SUVs estão no cronograma da GWM para 2024: Haval H4, Tank 700 e Wey Coffee 01. O primeiro é uma versão compacta do Haval H6, com preço próximo do Toyota Corolla Cross. O Tank 700 será um utilitário com pegada off-road que vai concorrer com Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.

Por fim, o Wey Coffee é um SUV premium de porte médio e motor híbrido que chega ao país para pisar nos calos do trio de ferro alemão e da Volvo.

A nova geração do CR-V está confirmada para o Brasil e deve desembarcar por aqui ainda no primeiro semestre de 2024, importada do Japão. Agora, o SUV médio terá motor híbrido e mais elegância para melhorar o seu desempenho tímido nas lojas. Autoesporte esteve em Porto (Portugal) para dirigir o modelo. Clique aqui para conferir as primeiras impressões.

Você pode interpretar que o Palisade como o substituto do Santa Fe. O SUV de sete lugares deve chegar aos concessionários da Hyundai Caoa no primeiro semestre com motor 3.8 V6, tração 4×4 e preço na faixa dos R$ 450 mil. Será o carro mais caro da marca coreana por aqui.

A Jac vai lançar no Brasil o SUV conhecido na China como QX PHEV. O futuro rival de Song Plus e Haval H6 tem conjunto híbrido plug-in composto por um motor 1.5 aspirado e um propulsor elétrico abastecido pela bateria de 19,7 kWh. Seu consumo fica na faixa de 65,4 km/l, segundo dados divulgados na China.

A Jaecoo é uma marca do Grupo Chery que vai estrear no Brasil com dois SUVs. O J7 tem 4,45 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos. Deve vir ao Brasil com motor 1.6 aspirado, que funciona atrelado ao câmbio automatizado de sete marchas, desenvolvendo 194 cv e 30 kgfm. Com 4,82 metros de comprimento e 2,82 m de entre-eixos, o grandalhão J9 corresponde ao Tiggo 9 e leva sete ocupantes. Seu conjunto mecânico é o mesmo do J7.

A Jeep prepara as versões Blackhawk para Compass e Commander em 2024. Os SUVs vão receber o motor 2.0 de 272 cv de potência que já equipa a Rampage, e a previsão de lançamento está para o primeiro semestre.

O Kia EV9 vem ao Brasil em 2024 como um SUV elétrico de sete lugares e rival do BYD Tan. Resta saber qual opção de motor será escolhida para sua chegada ao país, uma vez que o SUV é vendido no exterior em três versões, com autonomias que variam entre 500 km e 563 km.

A terceira geração do Countryman chega ao Brasil em sua nova versão John Cooper Works. Na contramão da eletrificação, o SUV esportivo terá motor 2.0 turbo de 300 cv e 40,8 kgfm de torque. Sua aceleração até 100 km/h leva em torno de 5 segundos, segundo a fabricante.

A Omoda terá apenas um lançamento, que deve ser o C5. Aliás, nós já testamos. Ainda não há muitos detalhes sobre o SUV, mas deve chegar por aqui com um motor 1.5 turbo e sistema híbrido leve, assim como os Kia Stonic e Sportage. Outro modelo que pode pintar por aqui em 2024 é o E5, versão elétrica do C5, com 204 cv de potência e 450 km de autonomia. Por enquanto, os testes continuam.

Finalmente, o Peugeot 2008 produzido em Porto Real (RJ) sairá de linha e dará lugar à nova geração feita na Argentina. Inclusive, o início da fabricação em El Palomar está confirmado para a primeira quinzena de janeiro, segundo o site argentino Ámbito. A tendência é que ele tenha o mesmo motor 1.0 turbo de 130 cv e 20 kgfm de torque que equipa o Fiat Pulse.

Após lançar o Cayenne renovado no Brasil, a Porsche volta suas atenções para o Macan. Autoesporte esteve em Leipzig (Alemanha) para conhecer o protótipo do SUV, que virá ao Brasil em versões a combustão e elétrica.

Lançada há quatro anos, a segunda geração do Range Rover Evoque passará por seu primeiro facelift. O SUV adota um visual mais sóbrio, elegante e minimalista, perdendo até mesmo uma das telas no interior. Versões com motores a combustão e híbridos estão confirmadas, e existem chances do SUV receber uma variante elétrica nos próximos anos.

O Kardian marca o início de um novo momento para a Renault. O SUV compacto estreia uma nova plataforma que será usada em todos os veículos nacionais da marca nos próximos anos, e até a Nissan deve se beneficiar. Clique aqui para conferir todas as informações sobre o novo utilitário.

A Toyota não confirma, mas o novo SUV compacto com motor híbrido flex deve ser o Yaris Cross. O início da produção em dezembro de 2024 foi confirmado pelo presidente da marca no Brasil, Rafael Chang, e a expectativa é que o SUV tenha o valor mais acessível entre todos os híbridos do país.

A única novidade da Volkswagen para os SUVs em 2024 é o facelift do T-Cross. O SUV compacto vai adotar o visual do modelo europeu, com design atualizado e mais moderno, mas o conjunto mecânico continuará o mesmo.

Dois novos SUVs da Volvo estão previstos para 2024: EX30 e EX90. Autoesporte já acelerou o EX30, que vai custar em torno de R$ 230 mil a partir de janeiro. O SUV compacto será rival do Yuan Plus, mas também vai concorrer com utilitários médios a combustão, como Corolla Cross e Compass.

O EX90, por sua vez, corresponde ao novo XC90. O SUV elétrico chega ao país com muita tecnologia embarcada (até inteligência artificial) e som de cinema, sem deixar de lado o desempenho e a segurança.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Dúvida sobre DNA em jazigo coletivo justifica nova perícia em investigação de paternidade
Próxima O maior evento de Regularização de Imóveis do Brasil tem palestrantes confirmados; saiba mais