1ª formatura do Proerd em Diamantino reúne 280 alunos de escolas públicas


A Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), por meio do 9º Companhia Independente da PM, em parceria com a Prefeitura de Diamantino e Secretaria Municipal de Educação, realizou a 1ª formatura de 280 alunos das redes públicas de ensino que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (27.04).

Ao todo, foram 4 turmas do 1º ao 3º ano da Escola Municipal João Batista de Almeida e duas turmas do 4º ano da Escola Estadual João Batista de Almeida. Durante dois meses e meio de aprendizado, as crianças aprenderam noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, prevenção ao bullying, promoção da autoestima, tomada de decisão e valorização à vida. 

O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, prestigiou a formatura dos alunos do ensino fundamental e destacou o importante trabalho do Proerd realizado nas escolas. 

“Estou muito feliz em participar e prestigiar a formatura dessas crianças aqui hoje. Sabemos a importância do Proerd nas escolas, o programa aborda assuntos relevantes que tem que ser explicado para as crianças, no sentido de proteger e educá-las, direcionando-as a uma formação mais consciente, tornando-as adultos mais responsáveis”, enfatizou o prefeito. 

A secretária Municipal de Educação, Rose Carris, pontuou o compromisso da gestão municipal em ofertar às crianças e adolescentes o melhor ensino 

“Esse programa abraçamos em parceria com a Polícia Militar e estamos muito contentes com a sua realização nas escolas de Diamantino. E hoje, estamos aqui vendo os frutos desse trabalho brilhante realizado com nossas crianças, com certeza eles aprenderam muito nesses dois meses e meio”, comemorou Rose. 

Na cerimônia de formatura, todos os alunos receberam certificados de participação. Na ocasião, quatro alunos ainda foram premiados com uma bicicleta cada um representando uma turma. Do 1º ao 3º ano, um desenho e cada ilustração representava o que aprenderam ao longo do curso. E os alunos do 4º ano, uma redação com o mesmo objetivo, descrever sobre o aprendizado ao decorrer dos oito encontros.

A aluna da escola municipal do 4º ano, Valentina Emanuele, 9 anos, relatou o que vivenciou no programa e a alegria ao ganhar uma bicicleta como aluna destaque da redação. “Eu aprendi com o Proerd sobre as coisas certas e erradas, o que pode ou não fazer. Na hora de escrever a redação eu me lembrei de tudo o que eu aprendi nas aulas, pois prestei bastante atenção. Eu gostei muito do Proerd. Foi emocionante ganhar a bicicleta.” 

O 1º tenente da Polícia Militar (PM-MT), e instrutor voluntário do programa em Diamantino, Reginaldo Ângelo, comemorou a formatura das crianças e destacou o trabalho desenvolvido pelo programa.  

“Hoje é a festa de formatura dessas crianças que durante dois meses e meio aprenderam conosco diversos conteúdos, orientando e ensinando essas crianças tornarem-se adultos responsáveis, assim como manterem-se seguros. Fica aqui o meu agradecimento a todos os professores que estiveram do meu lado nesse breve jornada”. 

A tenente-coronel PM Claudia Regina, reforçou a missão do programa nas escolas. “A principal mensagem que é trabalhada é a resistência a drogas. Vemos aqui hoje que o recado foi muito bem transmitido e aceito, a alegria das crianças, ver que elas entenderam, quando essas crianças forem confrontadas com algo ilícitos, pensarão muito bem e saberão dizer não.”

Representando a Câmara de Vereadores de Diamantino, a vereadora Michele Carrasco (União Brasil), enalteceu e incentivou a realização do programa. “Estamos discutindo e amadurecendo esse programa, as etapas dele, porque acreditamos na educação e no futuro das crianças, e podemos ver o resultado que ele proporciona”, 

A formatura contou com a presença de autoridades locais, dos familiares dos alunos e da comunidade escolar. 
 

Proerd 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) teve origem nos Estado Unidos, em 1983, criado por duas professoras. O programa chega ao Brasil em 1992, primeiramente no Rio de Janeiro e mais tarde espalhado por todos os estados do Brasil. 

O foco do programa são estudantes do ensino fundamental das redes públicas e particulares, o Proerd tem como lema “Manter Nossas Crianças Longe das Drogas”, para isso, é promovido nas redes de ensino curso, ministrado por policiais militares voluntários, em parceria com pais, professores e comunidades. As aulas mostram aos alunos como se manter longe de más companhias, acionar os pais ou responsáveis quando necessário. 

Capacitação

O Policial Militar instrutor do Proerd é selecionado pela corporação militar por uma equipe pedagógica e psicológica, no qual, se exige dos policiais alguns pré-requisitos para inscrição, sendo apto nessa seleção o policial participa de um curso integral, intenso treinamento e avaliação com profissionais de diferentes áreas, como pedagogia, assistência social, entre outros. Sendo aprovado o policial recebe o certificado de instrutor.

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Google faz campanha contra PL das fake news e direciona buscas sobre tema; governo brasileiro reage
Próxima Servidores que tiveram salário bloqueado têm até dia 8 de maio para realizar o recadastramento digital