13 carros que devem sair de linha no Brasil em 2024


O ano de 2024 marcará uma transição importante do mercado automotivo brasileiro. Ao final dele, o país entrará na oitava fase do programa nacional de controle de emissões de poluentes, o chamado Proconve L8. Com isso, alguns fabricantes aproveitarão para fazer uma verdadeira limpa em seus catálogos de produtos.

Um exemplo é a Chevrolet, que deve tirar nada menos que seis modelos de linha em 2024. Alguns ficarão sem substituto, enquanto outros serão trocados por elétricos. Já a Renault ceifará dois carros de seu portfólio, no esteio da chegada do Kardian. A Toyota fará o mesmo quando vier o SUV Yaris Cross.

Confira 12 automóveis e comerciais leves que devem ser tirados de linha ao longo do próximo ano:

Um dos primeiros elétricos vendidos no Brasil, o Chevrolet Bolt está muito perto de dizer adeus. E não irá sozinho: o Bolt EUV, seu irmão SUV, também deve se despedir em breve de nossas ruas, mesmo tendo sido lançado há poucos meses. Isso porque a GM encerrou a produção da dupla na fábrica de Orion, no estado do Michigan (EUA), no fim deste ano. Assim, a presença de ambos no catálogo perdurará enquanto os lotes trazidos ao Brasil não acabarem.

A GM também já anunciou a despedida do Camaro do mercado brasileiro. Para isso, lançou uma série de despedida do muscle no Brasil, limitada a 125 unidades, chamada Collection. Custará R$ 555 mil na configuração cupê e R$ 595 mil com carroceria conversível. Após o esgotamento dela, o icônico esportivo será definitivamente aposentado por aqui. Para seu lugar, a marca prepara a chegada do crossover elétrico e esportivo Blazer.

A produção de Chevrolet Cruze e Cruze Sport6 na Argentina já está encerrada. A América do Sul foi a última região no mundo a tirar de linha a família com sedan e hatch médios construídos sobre a plataforma Delta. Contudo, a dupla só deve deixar de fato o catálogo ao longo do primeiro semestre de 2024, quando os estoques zerarem nas concessionárias.

Aqui, teremos mais propriamente uma troca de geração. Mas será uma mudança tão profunda que decidimos colocar o Chevrolet Equinox na lista. Afinal, ele deixará de ser um SUV médio convencional a combustão para se tornar um elétrico, com plataforma, carroceria e conceito totalmente diferentes. Em comum com o antecessor, ficará apenas o nome. Ou seja, o Equinox 1.5 turbo que conhecemos não existirá mais.

Com a chegada do SUV de sete lugares Citroën C3 Aircross, no fim deste ano, e do irmão cupê C3 X ou Fastlounge, prevista para o segundo semestre de 2024, o Citroën C4 Cactus ficará sem lugar no catálogo brasileiro da marca e na fábrica de Porto Real (RJ).

Projeto envelhecido e equipado com dois motores veteranos, o EC5 e o THP, que não atendem às normas do Proconve L8, o C4 Cactus dificilmente resistirá até o fim de 2024. Com isso, marcará a aposentadoria definitiva da plataforma PF1 na América do Sul.

Primeira picape média elétrica vendida no Brasil – embora quase ninguém se lembre disso -, a JAC iEV330P terá suas vendas descontinuadas pelo grupo SHC, importador oficial da marca chinesa, ainda no primeiro semestre de 2024. Isso acontecerá quando a marca lançar sua sucessora, uma picape média mais moderna conhecida em outros mercados como T9 ou Hunter.

Ainda sem nome divulgado no Brasil, a JAC T9 ou Hunter representa, na verdade, uma atualização visual profunda da própria iEV330P, produto que na China recebe um nome muito mais palatável: T8. Sua sucessora será comercializada no Brasil com motor elétrico – o mesmo da iEV330P, com 204 cv de potência e 30.1 kgfm de torque – ou a diesel, um 2.0 turbo de 170 cv e 41,8 kgfm.

Na variante elétrica, a tração será 4×2 traseira, como já acontece atualmente com a iEV330P, mas o banco de baterias de LFP (lítio-fosfato-ferro) terá sua capacidade aumentada de 65,3 para 77 kWh, aproximando-a dos 300 km de autonomia no Inmetro. Já a configuração turbodiesel virá com tração 4×4 dotada de reduzida e bloqueio de diferencial, além de câmbio automático de oito marchas e 1.400 kg de capacidade de carga.

A Nissan também foi uma das primeiras marcas a apostar em carros elétricos no Brasil. Porém, o Leaf nunca fez o sucesso esperado, em especial porque nunca teve um preço competitivo. Em 2024, deve deixar o portfólio da marca para abrir espaço ao SUV Ariya, um produto que deve ter mais apelo entre os consumidores locais.

A Renault já tirou de linha o Sandero no Brasil, mas manteve o aventureiro Stepway e o sedan Logan em produção por mais tempo. Só que ambos não devem mais ser produzidos a partir de 2024, abrindo espaço na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para o Kardian. Com isso, devem desaparecer do catálogo da marca ainda no primeiro semestre de 2024.

O fim de linha destes dois ainda está mais nebuloso, mas nossa reportagem entende que a Toyota deve encerrar a produção da dupla Yaris e Yaris Sedan, pelo menos para venda no mercado brasileiro, com a chegada do SUV Yaris Cross. O SOP (início de produção em série) deste está programada para o último trimestre de 2024, o que significa que a saída da dupla de compactos do portfólio só deve se tornar realidade no começo de 2025.

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Fonte: direitonews

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