O Salão de Pequim, que começa na próxima quinta-feira (25), nunca chamou tanto a atenção do Brasil. Com cada vez mais marcas chinesas chegando e suas vendas em alta, diversos lançamentos que vão acontecer por lá já têm o passaporte carimbado para vir ao Brasil.
Como era até alguns anos atrás nos salões europeus, os chineses agora ditam o que veremos nas ruas daqui em breve e não só de marcas locais, mas até Volkswagen e Lamborghini conheceremos lá primeiro. Autoesporte listou 13 lançamentos do Salão de Pequim que veremos nas ruas brasileiras em breve:
Um dos primeiros a chegar ser será o Zeekr 001, marca que pertence à Geely —dona da Volvo— com pretensões de brigar com marcas como Porsche e BMW. As credenciais para isso são versões com potência variando de 421 cv a até 789 cv extraídos de dois motores elétricos. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,2 segundos.
O X será o segundo modelo da Zeekr a chegar, apesar de já estar em testes no Brasil. Trata-se de um SUV médio com 4,43 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. A opção de entrada oferece apenas um motor elétrico, com tração traseira e 272 cv de potência. Leva 5,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Quando um segundo motor elétrico é adicionado ao eixo dianteiro, a potência chega a 428 cv combinados, garantindo desempenho melhor: 3,8 s para ir de 0 a 100 km/h.
A BYD Shark deve chegar ao Brasil entre o final deste ano e o ano que vem. A caminhonete com cara de Ford F-150 e porte de Ranger será apresentada mundialmente na China, mas tem o lançamento programado para o México. Já sabemos que a motorização é híbrida plug-in e terá quase 480 cv de potência. Mais detalhes ainda serão revelados pela montadora.
O segmento de sedãs médios pode ter uma sobrevida com a chegada do BYD King, que promete acabar, ou ao menos incomodar, com o reinado do Toyota Corolla. O sedã médio deve chegar às lojas em meados de junho por valores entre R$ 180 mil e R$ 200 mil. Ao que tudo indica, o King virá ao Brasil com motor 1.5 DM-i híbrido plug-in do Song Plus. A unidade desenvolve 260 cv de potência e 40 kgfm de torque ao combinar os propulsores a combustão e elétrico. O modelo já foi visto rodando em testes no Brasil.
O Omoda 5 será o primeiro produto dessa marca da Chery que virá para o Brasil. O 5 terá uma versão elétrica e uma híbrida leve, que compartilha o conjunto mecânico já vendido no Brasil nos Caoa Chery Tiggo 5x e 7. Já o elétrico rará um motor elétrico dianteiro com 204 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. O conjunto de baterias de 61 kWh, formadas por íons de lítio, rende uma autonomia de 450 km no ciclo europeu WLTP, mais otimista que o brasileiro, onde deve cair para cerca de 300 km.
O Jaecoo J7, outra marca do grupo Chery, virá para o Brasil com dimensões parecidas com as do Omoda 5, mas é um pouco maior e tem carroceria convencional. São 4,45 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos. Enquanto isso, o J8 é um SUV maior (4,81 m) com capacidade para levar sete pessoas. Ambos terão motorização híbrida plug-in por aqui.
Na fábrica que a GWM comprou da Mercedes em Iracemápolis, interior de São Paulo, a marca pretende fazer um SUV da linha Haval e forte candidato é o H4, inédito no país, com porte próximo ao do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, por exemplo. Sua motorização seria a mesma do Haval H6 HEV, com motor 1.5 turbo quatro-cilindros 16V de ciclo Miller, com 171 cv de potência e 29 kgfm de torque, aliado a um motor elétrico dianteiro de tração com 136 cv e 25 kgfm. A potência combinada é de 243 cv e o torque chega a 54 kgfm.
Outro candidato a virar nacional é a picape Poer, mas só no final de 2025. A caminhonete feita de cabine sobre chassi terá diversas modificações no projeto atual, inclusive mudanças profundas no visual, mas deve manter o motor 2.0 turbo a gasolina de 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque aliado a dois elétricos que rendem juntos 163 cv, chegando a uma potência combinada de 408 cv e um torque combinado de 76,5 kgfm.
Enquanto prepara os dois produtos citados acima para serem produzidos no Brasil, as importações da GWM não param e o Tank 300 já foi até visto no Brasil em fase final de testes. O carro foi flagrado em um estacionamento de São Paulo sem camuflagem. O jipe de estilo quadradão conta com um motor 2.0 turbo rende 245 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. A ele se alia um motor elétrico dianteiro de 106 cv e 27,3 kgfm. A potência combinada é de 351 cv, enquanto o torque combinado alcança 66,1 kgfm.
Quem disse que marcas europeias não fazem lançamentos na China? Pois é, novos tempos, e uma das principais atrações de Pequim será a versão híbrida plug-in do Urus, SUV da Lamborghini. A marca não revelou detalhes, mas o esperado é que o jipão de luxo pegue emprestado o V8 4.0 de 739 cv e 96,8 kgfm de torque aliado a um elétrico usado pelo Porsche Cayenne E-Hybrid. Vamos saber de detalhes mesmo quando ele for apresentado.
Outra marca europeia a mostrar um produto pela primeira vez será a Volkswagen com o Tayron. E neste caso a estreia interessa muito ao Brasil, pois o SUV está quase certo de ser nacional em um futuro breve, mais precisamente, feito em São Bernardo do Campo (SP). Será uma família, na verdade, com um SUV de sete lugares e um SUV cupê de cinco passageiros.
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Fonte: direitonews