Já imaginou trabalhar de casa ou de qualquer lugar do mundo? As franquias despontam como uma ótima opção de investimento. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 105 bilhões no primeiro semestre de 2023, crescimento de 15% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Total Clean
Rede de limpeza de estofados, atua com limpeza e higienização de sofás, tapetes, carpetes, colchões, impermeabilização de sofás, limpeza e hidratação de couro, limpeza de carrinho e bebê conforto, limpeza interna de embarcações e limpeza interna de aeronaves. Em 2017 passou a operar através do sistema de franquias, o que permitiu uma expansão de 153 unidades por todo Brasil. O franqueado pode atuar no modelo Home Based gerindo o negócio através de um computador de qualquer local, e o serviço prestado é adaptável, já que o técnico vai até a casa dos clientes com os equipamentos em uma mala.
- Investimento: a partir de 29 mil (incluso equipamentos e taxa de franquia)
- Faturamento mensal: R$ 15 mil
- Prazo de retorno: 6 a 12 meses
Mr. Fit
Rede pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, com mais de 500 unidades pelo país, a rede oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio low carb. No modelo home office, o franqueado pode vender refeições congeladas de porta em porta com uma bag térmica exclusiva da marca.
- Investimento inicial: a partir de R$ 4.520 (incluso taxa de franquia)
- Faturamento mensal: de R$ 4 mil a R$ 20 mil
- Prazo de retorno: de 4 a 8 meses
Padrão Enfermagem
Rede responsável pelo agenciamento de profissionais para uma série de serviços primordiais aos pacientes, tais como: acompanhamento hospitalar, serviços de enfermagem, cuidador de idosos e cuidador infantil. Todos os profissionais são preparados e habilitados para atender com segurança e qualidade a clientes em ambiente domiciliar, hospitalar e empresarial. A rede pode ser gerida apenas com um computador de qualquer lugar do mundo.
- Investimento inicial: a partir de R$ 33.500
- Faturamento mensal: R$ 25 mil
- Prazo de retorno: 18 meses
5 insights do BConnected 2023, evento que aponta tendências para a gestão de franquias
CleanNew
Criada em 2014, rede é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil. Atua em formato home based, ou seja, o profissional especializado vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos e aeronaves.
- Investimento: a partir de R$ 59.900 (incluso equipamentos e taxa de franquia)
- Faturamento mensal: de R$ 14 mil a R$ 30 mil
- Prazo de retorno: 6 a 12 meses
300C Consultoria & Educação
A 300C Consultoria & Educação é um braço importante do Grupo 300 Franchising Ecossistema de Alto Impacto, a maior holding de aceleração de empresas do país. A única consultoria Brasileira de formatação de Franquia e seu maior viés é voltado para capacitação e educação de empresários, os únicos que ensinam e praticam o verdadeiro franchising exponencial. A franquia atua em modelo Home Based, o que permite que com apenas um computador o franqueado faça toda a gestão.
- Investimento inicial: R$ 30 mil
- Faturamento mensal: R$ 13.200
- Prazo de retorno: 9 meses
DryWash
A DryWash, rede de lavagem a seco para automóveis, foi a primeira empresa no mundo a oferecer esse serviço. Entre os modelos de negócio a rede oferece o Delivery, que permite ao microempreendedor executar o serviço de lavagem em qualquer lugar, seja em condomínios residenciais, comerciais e empresas. Com o sistema de Delivery o franqueado leva tudo que precisa para executar o serviço dentro de uma mochila, são itens para a limpeza e higienização do veículo.
- Investimento inicial: a partir de R$ 4.250 (incluso taxa de franquia)
- Faturamento mensal: entre R$ 5 mil a R$ 30 mil
- Prazo de retorno: de 1 a 3 meses
45 franquias para abrir ainda este ano e faturar a partir de R$ 20.000 no Natal
TFlow
TFlow, uma rede de franquias de moda masculina, abrange agora também o público feminino. Sob a administração do Grupo ZNTT, uma das principais holdings de franquias do Brasil, a marca possui mais de 150 unidades distribuídas nacionalmente. Para empreendedores, as oportunidades variam desde o modelo home based, com modelo de bag (venda de camisetas, bonés, calças, blusas e acessórios), até lojas físicas tradicionais. Recentemente, a TFlow anunciou as novas coleções em parceria com os artistas Arthur Aguiar e Felipe Araújo.
- Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil (taxa de franquia e estoque inicial)
- Faturamento mensal: a partir de R$10 mil
- Retorno do investimento: 2 a 3 meses (variável)
Sépua Express
Voltado aos profissionais de estética formados, o micro franqueado conta com o total apoio financeiro e operacional da franqueadora, além de benefícios considerados fundamentais por qualquer trabalhador (plano de benefícios com seguro de saúde e de vida, auxílio funeral, kit natalidade, por exemplo). No fechamento do contrato o micro franqueado vai receber toda a estrutura e material para trabalhar na casa dos clientes (uma mala com toalhas, toucas, velas, cremes etc).
- Investimento Inicial: R$ 15 mil (incluso taxa de franquia e equipamentos)
- Faturamento mensal: R$ 14.400
- Prazo de retorno: 2 meses
Dank Idiomas
É uma rede de escolas de inglês. Criada em 2010 pela professora e empresária Mariza Gottdank, formatou franquia para o modelo home office, com aulas online, em 2018. O franqueado faz a gestão do negócio e pode cuidar da parte pedagógica ou contratar professores. As aulas podem ser dadas de qualquer local, pois o kit pedagógico cabe na mala também fornecida pela marca. A rede conta com 20 unidades, sendo 18 no Brasil, uma no Uruguai e uma no Canadá.
- Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro e kit de abertura)
- Faturamento mensal: a partir de R$9.500
- Prazo de retorno: até 18 meses
Ele transformou um sofá sujo em negócio. Hoje, fatura R$ 21 milhões
Keep Charged
Rede de microfranquia de publicidade em carregadores de celulares e smartphones. A Curitibana nasceu em 2019 para atender uma demanda do mercado, aliando tecnologia e solução para as marcas anunciantes. Atualmente conta com mais de 105 pontos de carregamentos em 21 estados brasileiros, impactando mais de 100 mil pessoas diariamente. Na mala o franqueado pode levar displays, carregadores, tablete ou celular.
- Investimento inicial: R$4.900 (inclui taxa de franquia e primeiro kit de displays e cabos).
- Faturamento mensal: R$5 mil a R$12 mil
- Retorno do investimento: 2 a 4 meses
Sonhagro
Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem. Compacta o suficiente para caber em uma mala devido à natureza digital e remota. Isso possibilita que empreendedores levem consigo os recursos essenciais em dispositivos portáteis, facilitando a mobilidade e flexibilidade do negócio. Fazendo a sua história há 10 anos, com 55 unidades que facilitam o financiamento do crédito rural para os produtores de Norte a Sul do Brasil em 18 estados.
- Investimento: a partir de R$ 23.790 (incluso taxa de franquia)
- Faturamento mensal: R$ 17.196,47
- Prazo de retorno: 4 a 6 meses
Ela trabalhava na área automotiva quando criou uma escola de mecânicos. Hoje, fatura R$ 50 milhões
Beelieve Group
A Beelieve Group é uma startup voltada para o marketing digital de PMEs. A empresa traz um ecossistema, composto por três verticais: PMES podem ter uma agência digital completa por meio do Beelieve Digital; parceiros comerciais aumentam suas vendas e se estabelecem em suas regiões de atuação pelo Beelieve Partners (modelo de franquias) e novos talentos possam ingressar no marketing digital através da UniBee, com o projeto Profissionais do Futuro. A Beelieve é uma franquia home based, onde o franqueado atua com vendas dos pacotes de marketing digital oferecidos pela marca. Ou seja, com apenas um notebook e celular, o franqueado pode vender os modelos de franquia de qualquer lugar do Brasil.
- Investimento: R$ 34.900 (investimento único)
- Faturamento mensal: R$ 15 mil após 12 meses.
- Prazo de retorno: 8 meses
Marketing Bag
A Marketing Bag é uma franquia líder especializada em publicidade em saquinhos de pão. Sua estratégia inovadora, consistente em inserir materiais promocionais nas embalagens de pão, proporciona às empresas uma forma eficaz e acessível de alcançar o seu público-alvo. Através de uma rede em expansão de franqueados, a Marketing Bag segue revolucionando o setor publicitário no Brasil. Seu modelo de negócio home based permite ao franqueado uma flexibilidade de horários e a vantagem de operar em qualquer lugar de seu celular ou notebook, com acesso à internet.
- Investimento inicial: R$ 6.990 (incluso taxa de franquia)
- Faturamento mensal: R$ 14 mil
- Prazo de retorno: 1 a 4 meses
VEJA TAMBÉM:
Como a AmPm está remodelando o negócio para torná-lo mais atrativo para os franqueados
Hit em bairros nobres de SP, Cabana Burger aposta em franquias, mas quer evitar praça de alimentação
Dono do China In Box e Spoleto mira novo perfil de investidor com franquia de poke de R$ 200 mil
Carrefour participa da feira da ABF Rio em busca de franquias para alocar nos supermercados
Fonte: exame