É inegável que 2025 tem sido movimentado quanto à chegada de novos carros ao Brasil. Marcas inéditas fizeram suas estreias, novas fábricas saíram do papel e investimentos são anunciados a todo instante. Todavia, nem só de sorrisos vive a indústria automotiva brasileira em 2025: vários modelos saíram de linha, alguns fabricantes vivem momentos de crise e outros até abandonaram o nosso mercado.
Partindo disso, Autoesporte enumerou abaixo quais carros deixaram de ser vendidos no Brasil desde o início de 2025. Acompanhe a lista abaixo e saiba os detalhes:
Começando pelo segmento premium, o Audi A4 deixou de ser vendido no Brasil ainda no primeiro semestre de 2025. Mas, de certa forma, isso não marcou o fim da história do sedã. A Audi decidiu “unificar” os modelos A4 e A5 para evitar uma possível canibalização entre eles.
Então, a nova geração do sedã nada mais é que o novíssimo A5, que acabou de ser lançado no Brasil em versão única por R$ 379.990. Inclusive, há de ser dito que o antigo A4, com motor 2.0 de 190 cv e 32 kgfm, teve desempenho aquém do esperado. Apresentado em 2017, o sedã médio envelheceu rápido e nunca atingiu os bons resultados de vendas do BMW Série 3, seu principal rival. Com a unificação, a Audi quer retomar o espaço perdido.
Talvez o “rebranding” da Jaguar tenha sido um dos assuntos automotivos mais comentados na virada deste ano. Com ele, a marca decidiu tirar todos os seus carros de linha para apresentar um conceito elétrico que antecipa seu caminho para o futuro. O objetivo é bater de frente com marcas de alto luxo, como Rolls-Royce e Bentley.
O Jaguar E-Pace, o menor SUV da marca, deixou de ser vendido com o início da nova jornada da marca. Tinha motor 2.0 turbo flex de 249 cv e 37,2 kgfm, com câmbio automático de nove marchas.
Nessa reestruturação, o SUV médio F-Pace também deixou de ser importado ao Brasil. Ele ainda aparece no site da marca, mas sua venda está restrita a unidades que sobraram nos estoques. Tinha motor 2.0 turbo a gasolina aliado a um conjunto híbrido plug-in, entregando 404 cv de potência e 65,3 kgfm de torque.
Seguindo os demais, Jaguar I-Pace não é vendido no Brasil desde o início de 2025. O SUV elétrico tinha dois motores, dianteiro e traseiro, capazes de entregar 400 cv e 71 kgfm. A bateria de 90 kWh proporcionava até 470 km de autonomia.
Por enquanto, as concessionárias da JLR ficarão restritas à venda de modelos da Land Rover. O lançamento de novos modelos da Jaguar só deve acontecer em 2026 ou, no mais tardar, em 2027.
Reportamos em fevereiro que a Stellantis deixaria de vender o Jeep Compass na versão 2.0 turbodiesel. O motor saiu de linha porque não será mais fabricado globalmente. No Brasil, a decisão também teve relação com os parâmetros de emissões do Proconve L8, que ficaram mais rigorosos.
Outros carros que tinham essa mecânica, como Toro, Commander e Rampage, receberam o motor 2.2 turbodiesel da família Multijet a partir de 2025. Não foi o caso do Compass, que só terá uma nova opção mecânica quando for lançado na próxima geração — o que deve acontecer em 2027.
A Renault foi tirando o Stepway de linha “aos poucos”. Primeiro, ainda em março de 2024, as versões 1.6 foram descontinuadas em São José dos Pinhais (SP), deixando o hatch aventureiro restrito à opção 1.0 aspirada.
Porém, com a baixa nas vendas, a Renault optou por colocar um ponto final na história do Stepway no Brasil. Em seus últimos meses, a mecânica 1.0 era capaz de entregar 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.
Autoesporte confirmou que a marca chinesa Seres encerrou suas operações no Brasil em 2025 após vender somente oito carros no ano anterior. Dessa forma, os SUVs elétricos Seres 3 e 5 saem de linha definitivamente.
A Seres nunca confirmou oficialmente o seu fim, mas o CNPJ da empresa aparece como “Extinto por Encerramento Liquidação Voluntária”. O site está fora do ar e todas as redes sociais foram abandonadas.
O Seres 3 tinha apenas um motor elétrico no eixo dianteiro, que desenvolvia 163 cv e 30,6 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 8,9 segundos. Já o Seres 5 tinha dois motores elétricos que entregavam 585 cv e 95,8 kgfm, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e velocidade máxima de 200 km/h.
O Toyota Yaris é outro carro que disse adeus às lojas brasileiras em 2025. O primeiro a sair de cena foi o sedã, que teve sua produção interrompida em novembro de 2024. Unidades em estoque continuam à venda no Brasil ao longo deste ano, mas enfim esgotaram.
Já o hatchback deixou de ser vendido no Brasil este ano, mas ainda é feito em Sorocaba (SP) para abastecer outros países da América do Sul, como a Argentina. Assim, só teve sua escala de produção reduzida. Tem motor 1.5 aspirado de 110 cv e 15,2 kgfm, com câmbio automático do tipo CVT, com simulação de sete marchas.
A marca japonesa aproveitou o espaço vago na fábrica para iniciar a produção do Toyota Yaris Cross, que será lançado no Brasil em outubro de 2025. Autoesporte já avaliou o novo SUV híbrido e você pode conferir o teste clicando aqui.
Em março último, a Volkswagen confirmou o fim do Polo GTS, a versão esportiva do hatch compacto, lançada em 2019. Tinha motor 1.4 turbo flex da família EA211, com quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta de combustível, capaz de render 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com qualquer combustível.
Em seu lugar, a VW lançou o Nivus GTS com exatamente a mesma mecânica. Ele pode ser encontrado por R$ 174.990 nas lojas. Inclusive, clique aqui para ler as impressões de Autoesporte.
Além dos 11 carros citados acima, outros modelos estão próximos do fim de linha, por diferentes motivos.
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Fonte: direitonews