Os SUVs devem fechar 2024 com 50% de participação nas vendas de carros novos no Brasil. No primeiro trimestre deste ano, o utilitários fecharam com 47,56% – em 2023 o total foi de 46,87%, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Destaque para o Hyundai Creta, que termina os três primeiros meses deste ano na liderança, com 13.600 emplacamentos. Uma grande remodelação do SUV está prevista para o Brasil. O modelo já foi até flagrado rodando por aqui com bastante camuflagem.
No segundo lugar está o surpreendente Nissan Kicks, com 13.015 — no mesmo período do ano passado o modelo estava no quinto lugar com 11.322 vendas. Uma nova geração do SUV da Nissan, inclusive, foi mostrada nos Estados Unidos recentemente, mas vai demorar a chegar por aqui.
Líder no ano passado, o VW T-Cross vem em terceiro na cola do SUV japonês, com 12.858 exemplares. O top5 do primeiro trimestre traz ainda o Chevrolet Tracker e o Jeep Compass. Veja a lista:
Em termos de comparação, no 1º trimestre de 2023, o Jeep Compass liderava a corrida dos SUVS, com 15.556 unidades. Creta (15.424), Tracker (14.496), T-Cross (14.168) e Kicks (11.322) fechavam os cinco primeiros.
O panorama do mês de março é um pouco diferente do acumulado do 1º trimestre. O Volkswagen T-Cross fechou o mês com a melhor marca do ano, 5.462 emplacamentos (em janeiro foram 3.358 e em fevereiro, 4.039 unidades). O SUV da VW, por sua vez, terá a linha 2025 apresentada nos próximos meses e vai trazer mudanças visuais baseadas no modelo vendido no exterior.
O Kicks também ultrapassou a barreira dos 5 mil veículos, ao registrar 5.034 exemplares em março. O Tracker completa o pódio do mês, com 4.711 registros. O Hyundai Creta, líder no acumulado, ficou apenas na quarta posição, com pouco mais de 4.300 carros. Veja a lista:
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews