10 carros saíram de linha em 2023; veja se o seu é um deles


Seja por baixas vendas ou por substituição por um modelo mais moderno, carros deixam de serem produzidos, deixando saudades ou não. Neste ano, pelo menos 10 veículos saíram de linha no Brasil. Alguns, aliás, não serão mais vendidos no mundo todo.

A produção do sedã do Gol já havia acabado no ano passado, mas as vendas continuaram até fevereiro, quando o Voyage desapareceu do site da Volkswagen e saiu de cena oficialmente. Deixou para o Virtus o papel de representar o sedã de entrada da marca.

O SUV da Renault sucumbiu às baixas vendas. Lançado no Brasil em 2017, o Captur foi reestiilizado em 2021, quando passou a ser oferecido com motor 1.3 turbo. As vendas, por outro lado, continuaram discretas, ainda mais considerando que SUVs compactos são os carros mais emplacados no Brasil há alguns anos.

Enquanto carros elétricos sobem nas vendas, o Renault Zoe, pioneiro da categoria por aqui, nunca chegou a decolar. A marca, no entanto, preferiu trazer o Megane E-Tech e tirar o compacto das lojas no Brasil. No exterior também será substituído pelo Renault 5, prestes a ser lançado.

Os sedãs médios estão acabando, dando espaço para mais e mais SUVs. O Kia Cerato, que nunca foi bem vendido, emplacou apenas 14 unidades no primeiro semestre e deixou de ser importado. Hoje o segmento é representado somente por Toyota Corolla, Nissan Sentra e Volkswagen Jetta.

O Cruze ainda consta no site da Chevrolet nas versões sedã e hatch, mas já deixou de ser fabricado na Argentina. No lugar do médio que já não tinha mais bom desempenho nas vendas, a unidade de Santa Fé, no país vizinho, vai ajudar a fazer Tracker para atender a demanda pelo SUV compacto.

O último dos hatches médios no Brasil também deixou de ser produzido na Argentina, seguindo os passos do sedã e colocando um ponto final na categoria que já foi bem disputada com modelos como Volkswagen Golf e Ford Focus.

O Bolt vai sair de linha no mundo todo e a nova geração já está em desenvolvimento. No Brasil, chegou a ser vendido com motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm alimentado por um pacote de baterias de íons de lítio de 66 kWh.

A versão SUV foi lançada no Brasil neste ano já com os dias contados. Vieram 200 unidades para atender a demanda de interessados no carro que deixou de ser feito para dar espaço na fábrica de Orion, nos EUA, para a Silverado elétrica. O motor era o mesmo elétrico dianteiro de 203 cv e 36,7 kgfm de torque e as baterias de 66 kWh do hatch.

O Camaro se despede do Brasil com uma série especial Collection com apenas 125 unidades, ao menos na versão a combustão com o V8 6.2 de 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de dez marchas. O nome deve continuar em um novo carro elétrico, mas não sabemos se será um cupê ou se vai virar SUV como o Ford Mustang Mach-E.

O Jaguar F-Type se despediu das ruas, encerrando 75 anos de um legado marcante de esportivos a combustão da marca. A efeméride marcou a série de despedida, a 75, que teve esse mesmo número de unidades vendidas em todo o mundo. Para o Brasil vieram 14. A marca agora vai se dedicar a modelos elétricos.

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Fonte: direitonews

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