A isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por tempo de fabricação no Brasil não é padronizado. Cada estado tem sua política que vai de 10 a 30 anos. Com exceção de Pernambuco, que não prevê o benefício, e Minas Gerais, que isenta apenas modelos com placa preta. Mas uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que passou pelo Senado e vai à Câmara quer padronizar a isenção em 20 anos em todo o país.
A medida pode beneficiar 6,7 milhões de veículos. Estados que preveem um prazo menor que 20 anos, no entanto, não serão afetados. Ou seja, caso efetivada, a regulamentação caberá apenas para cinco unidades, são elas: Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catariana e Tocantins
De qualquer forma, caso a medida seja aprovada e aplicada já no ano que vem (2025), modelos fabricados de 2005 para trás serão isentos em todo o país. Autoesporte, então, criou uma lista com carros que vão fazer 20 anos ou mais no ano que vem. Acompanhe:
Considerado por muitos um dos Gol mais bonitos já feito, o “Geração 3” chegou no começo dos anos 2000. Era uma reestilização bem sucedida do Gol “bolinha” com linhas modernas —para a época— por dentro e por fora. O painel com iluminação azul era um charme à parte. Quem ainda tem um desse nos estados que ainda não é isento, passará a ser se a lei for aprovada.
Fruto do projeto Arara-Azul da GM, o Celta nasceu para ser um carro barato e robusto. O desenho era o mais simples possível, assim como o acabamento, mas a durabilidade dele faz com que até hoje o hatch seja uma boa opção de compra, mesmo usado. Chegou no começo dos anos 2000, então entraria na cota de carros com mais de 20 anos para isenção.
Em 2005, o Fiat Palio estava em sua terceira versão. Na verdade era a segunda reestilização da primeira geração e tinha faróis com duplos refletores redondos e lanternas traseiras redesenhadas. Era um dos carros mais vendidos no começo dos anos 2000 e brigava com o Volkswagen Gol (também G3) e Fiat Mille.
Há quase 20 anos, o Ford Fiesta estava em sua terceira geração, a segunda nacional. O visual era mais moderno, com lanternas elevadas e bastante espaço interno. Foi o primeiro carro a ter sistema flex, embora o Volkswagen Gol tenha sido lançado antes. Foi também fruto do projeto Amazon que, além do hatch, também teve sedã e o SUV EcoSport.
Uma das peruas mais procuradas no mercado de usados é a Toyota Fielder. Foi lançada em 2003 e ganhou fama pelo bom volume de porta-malas e a confiabilidade mecânica de sua versão sedã, o Corolla. Tinha motor 1.8 de 136 cv e câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro posições. Foi um dos últimos carros desse tipo antes da moda dos SUVs que acabou com as peruas.
Nessa época outro carro em alta e que já não existe mais é o Fit. Em 2005 ele estava na primeira geração e era conhecido pelo bom espaço interno e pela economia de combustível em suas versões com motor 1.4 e câmbio automático do tipo CVT. Também era bem equipado, saindo de série com ar-condicionado, direção elétrica e o sistema de rebatimento de bancos.
Lançado em 2003, o C3 era uma aposta ousada da marca no segmento dos que eram chamados de hatch premium, que ainda tinha Volkswagen Polo e Chevrolet Corsa de segunda geração nacional. Chegou primeiro com motor 1.6 de 110 cv. No ano seguinte o hatch passou a ser vendido em versões mais baratas com motor 1.4 de 75 cv.
Outro compacto que fez sucesso no começo dos anos 2000 foi o Peugeot 206. Ele tinha um desenho bem moderno para a época, o que chamou a atenção principalmente dos jovens. Foi vendido com motor 1.0 da Renault com 70 cv e um 1.6 16v de 110 cv, o mesmo do Citroën C3. Mais para frente também chegou a ter o 1.4 de 75 cv.
Dizem que nada é mais caro do que uma BMW barata, mas quem quiser o luxo de uma Série 3 com mais de 20 anos, a quarta geração fabricada entre 1998 e 2006 é uma boa opção e vai ficar isenta do IPVA. A geração conhecida como E46 do sedã mais vendido da marca chegou com um sistema de variação de válvulas revolucionário na época. O desenho assinado pelo polêmico Chris Bangle também chamava a atenção.
Que tal uma picape isenta do IPVA? A Mitsubishi L200 de terceira geração pode ser uma boa compra com mais de 20 anos. Tem fama de robusta e é muito usada ainda para o trabalho. Os carros da Mitsubishi eram trazidos pela Souza Ramos e a partir de 1998 começaram a ser fabricados em Catalão (GO), onde são feitos até hoje. A L200 já está na quinta geração.
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Fonte: direitonews