Em pouco mais de duas semanas de atividades, vinte alunas que participaram do curso ‘Bolos e Tortas’, ofertado na 2ª edição do programa ‘Qualifica Mulher’, e já estão aptas à atuação no mercado de trabalho. As aulas foram realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Osmar Cabral. O programa ‘Qualifica Mulher’ foi idealizado pela primeira-dama, Marcia Pinheiro, sendo desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
Essa edição é voltada exclusivamente no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Criado em 2018, a parceria foi instituída com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e em seguida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Ambos com o mesmo objetivo, proporcionar empoderamento e qualificação profissional, para que elas possam melhorar a renda familiar, tanto de forma autônoma, trabalhando em casa para cuidar dos filhos, como em empresas do ramo.
O programa também é considerado uma ação no combate à violência doméstica. “Com mais mulheres independentes financeiramente, gerando renda para a sua família e para o seu sustento, nós temos menos mulheres refém daquelas situações as quais, em muitos casos, se submetem por não terem outras opções. É violência física, verbal, psicológica e, em casos extremos chegando até o feminicídio, pois não possuem outra opção, a não ser a dependência tanto financeira como psicológica e emocional”, frisou a primeira-dama e idealizadora do programa, Márcia Pinheiro.
A professora e instrutora do Senac, Denise de Moraes, conta que o aprendizado do curso é baseado na prática. “Aqui só não aprende quem não quer. Ensino elas como é na prática a produção de bolos e tortas. São receitas fáceis, que podem ser preparadas de forma rápida e já podem ser comercializadas. Todas saem daqui preparadas”, disse a instrutora Denise de Moraes.
“Muitas aqui, já nos primeiros dias de curso, já colocaram em prática algumas receitas e já foram vender. Algumas delas me contaram que em um dia, conseguiram um lucro de R$300,00. Isso é muito gratificante, não só para elas como para nós profissionais, que aprendemos muito com elas também”, detalhou Denise.
Mileine Nascimento, foi uma das alunas que participou do curso de qualificação profissional. Ela conta que, desde que casou, há mais de trinta anos, sempre foi dona de casa. As receitas que fazia, era sempre sem medida. Com o curso, ela aprendeu que até a água tem que pesar. “Fiquei encantada. Cada receita repassada pela professora, cada vez mais me incentivava. Vou trabalhar em casa. Meu esposo disse que vai me ajudar financeiramente para começar. Estou muito feliz”, contou Mileine.
Os cursos estão sendo ministrados nas unidades socioassistenciais do município, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Convivência de Idosos (CCI), Centro de Referência Especializado em Assistência Social- Creas e Centro de Referência Especializado voltado à população em situação de rua (Centro Pop).
Essa etapa já formou duas turmas, nas áreas de beleza, confeitaria, panificação e estética. Novas turmas começam nessa semana. As opções estão entre Produção de Pães e Salgados, Preparação de Bolos e Tortas, Técnicas de Depilação, Design de Sobrancelhas e Depilação Egípcia, Noções das Técnicas de Manicure e Pedicure e Básico de Escova de Cabelo. Já está em andamento a terceira e última turma desse ano de 2022.
O convênio faz parte do Programa Qualifica Cuiabá que já certificou mais de 6,5 mil pessoas para o mercado de trabalho desde 2018. A assinatura do termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac foi realizada no final do mês de julho, na oferta de 1,2 mil vagas. Só em 2022, o Qualifica chegará a 4 mil vagas.
“Cada turma formada e qualificada nos remete a sensação de gratidão. Gratidão em fazer parte de uma gestão com olhar humanizado, que se preocupa com a população em situação de vulnerabilidade social na capital. Ver os olhinhos de cada mulher, satisfeita, cheia de ânimo para trabalhar e melhorar de vida. Mais uma vez, meu muito obrigado ao prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, sempre focados em fazer uma Cuiabá melhor para se viver”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
As aulas foram encerradas no dia 20 de outubro.