F1: Stella elogiou atitudes de Piastri dentro da McLaren, mesmo recebendo atualizações depois de Norris


O Chefe da McLaren, Andrea Stella, revelou sua admiração pela reação de Oscar Piastri ao receber atualizações depois de Lando Norris, durante a temporada 2023 da Fórmula 1.

A McLaren começou o ano com dificuldades e batalhando para conquistar pontos modestos, mas a introdução de um carro revisado em julho, no GP da Áustria, elevou a equipe à disputa por pódios.

No entanto, Piastri teve que esperar uma etapa a mais, até Silverstone, para receber o pacote de atualização que Norris recebeu na Áustria.

O piloto australiano ficou novamente em desvantagem quando a McLaren aumentou ainda mais sua competitividade com novas peças em Singapura, que Norris utilizou para conquistar seu terceiro pódio na temporada.

Stella, no entanto, elogiou a atitude de Piastri ao lidar com o tratamento secundário nas atualizações, afirmando que isso demonstra suas qualidades de liderança.

“Tivemos duas situações este ano, em que precisávamos decidir para quem seriam dadas as novas atualizações. Ambas as vezes elas foram para Lando, porque achamos que era o melhor para a equipe, o que é a única perspectiva nas decisões que tomamos”, disse Stella antes do GP do Japão.

“Como em Singapura, por exemplo, uma pista nova para Oscar, uma pista muito complicada. Você realmente quer dar a ele essa preocupação no primeiro treino livre? Poderia ser um treino livre sob chuva, e essa decisão precisava ser tomada semanas antes, pois precisávamos mudar o chassi na fábrica.”

“Mas deixemos Oscar de lado. Ele evoluiu ao longo do fim de semana e conseguiu subir de 17º para terminar em 7º graças a isso. Em ambas as vezes, as conversas com Oscar foram calmas, racionais e construtivas, onde foi fácil para mim dizer: ‘Estou falando em nome da equipe’, e foi fácil para ele entender isso”, acrescentou Stella.

“Mesmo que, como piloto, você sempre queira ter o pacote com maior potencial, prevaleceu sua abordagem racional de jogador de equipe. Em nenhum momento durante o fim de semana em Singapura tivemos qualquer menção de irritação, nenhum comentário do tipo: ‘Estou um pouco mais lento, mas obviamente o outro tem as novas peças’. Nem mesmo indiretamente. Isso significa que todos que observam a pessoa aprendem com o exemplo.”

“Isso se encaixa com a cultura da equipe. Líderes, e os pilotos são definitivamente líderes em uma equipe de Fórmula 1, lideram pelos exemplos, e você pode confiar que Oscar fará isso mesmo quando estiver em desvantagem”, encerrou o chefe da McLaren.

Fonte: f1mania

Anteriores Faturamento da indústria avança somente 0,6% em agosto
Próxima Irani aporta R$ 900 mil em startup que substitui plástico usando fungo para embalagens e decoração